TONTURA

ACORDAR COM DOR DE CABEÇA ou TONTURA: Causas e o que fazer quando tiver DOR DE CABEÇA ou TONTURA AO ACORDAR DE MANHÃ

Acordar com dor de cabeça ou tonturas: o que significa? Como tratar?

Gabriel dos Santos
Gabriel dos Santos
Publicado em 15/01/2023 às 9:02 | Atualizado em 15/01/2023 às 9:05
FREEPIK
Veja sintomas de câncer no cérebro - FOTO: FREEPIK

Sensação de tontura ou dor de cabeça ao acordar de manhã precisa ser visto com atenção e não pode ser tratado como algo corriqueiro. Esses são sintomas de que algo pode não estar bem e um médico deve ser consultado.

TONTURA AO ACORDAR

De acordo com especialistas a tontura ao acordar pode estar relacionada com problemas de pressão alta (hipertensão). Nesse caso, a circulação sanguínea tem dificuldades e a irrigação do cérebro pode não estar acontecendo da forma como deveria. 

Nesses casos, além da tontura, pode haver ainda outros sintomas como vista escurecida ou sensação de desequilíbrio ao levantar.

A pressão baixa também pode levar a quadros semelhantes - em ambos os casos, o médico cardiologista poderá dar os melhores encaminhamentos ao paciente. 

Outras causas da tontura ao acordar: labirintite e hipotensão postural

Os médicos também levantam outras hipóteses para a tontura ao acordar ou levantar depois de muito tempo em repouso. Confira:

Labirintite

A labirintite é uma inflamação no "labirinto" um dos órgãos responsáveis pelo equilíbrio do corpo. Em alguns casos, o paciente tem a sensação de que deixa de sentir o chão e sente que vai cair. 

Zumbido no ouvido, dor de cabeça, dificuldade de olhar fixo para um ponto e náuseas são outros sintomas da labirintite. 

Nesses casos, sugere-se a procura por um médico especialista em neurologia, otorrinolaringologia, um clínico geral ou um médico da família. 

Hipotensão ortostática (ou postural)

Outra causa possível para a tontura ao levantar é a Hipotensão ortostática (ou postural). Trata-se de uma queda rápida da pressão e pode estar relacionada a vários fatores como uso de medicamentos e desidratação. 

A hipotensão postural pode ser um alerta para outros problemas. “Sabemos que esse sintoma pode antecipar quadros como Parkinson e AVC, mas ainda é incerta a relação com o risco de demência”, disse o geriatra Rubens de Fraga Júnior, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em entrevista à revista Veja. 

DICAS PARA EVITAR ACIDENTES

Pessoas que tenham esses sintomas precisam procurar o médico. Antes de conseguir a consulta, é possível seguir algumas dicas para tentar reduzir a sensação de tontura e evitar acidentes como quedas. Veja:

LEVANTAR DA CAMA COM CALMA - Os médicos recomendam que a pessoa ao acordar faça o processo de levantar com calma, sentando primeiro na cama, aguardando alguns segundos, colocar depois uma perna para fora da cama e depois a outra, para só ai levantar pausadamente. 

ERGUER A CABECEIRA DA CAMA - Ou colocar um travesseiro mais alto.

SE HIDRATE - Beba água! A tontura pode estar associada à desidratação, especialmente entre pessoas idosas. 

DOR DE CABEÇA AO ACORDAR

De acordo com especialistas, a dor de cabeça ao acordar pode ligar o sinal de atenção de que seu sono não está bom. Em alguns casos, menos comuns, a dor de cabeça também pode ser indicativo de algo um pouco mais sério e, nesses casos, o médico precisa ser consultado. Veja algumas hipóteses:

INSÔNIA

Caracterizada pela dificuldade de dormir e de manter o sono ao longo de toda a noite, a insônia pode ser uma das causas para a dor de cabeça ao acordar. A insônia tem várias causas como estresse, depressão e até gravidez.

Em casos mais leves, a insônia pode ser tratada com remédios naturais como chá de maracujá e uso de óleos essenciais relaxantes, como o de camomila. Quando o indivíduo percebe um período maior de dificuldades para dormir, o médico precisa ser consultado.

Estresse e ansiedade, as vezes associados à insônia, também podem ser causa da dor de cabeça.

APNEIA DO SONO

A apneia do sono acontece quando a pessoa para, por alguns segundos, de respirar durante o sono. Como o sono não fica com grande qualidade, a pessoa pode ter dor de cabeça ao acordar.

A apneia do sono pode ter várias causas como, por exemplo, o uso de cigarros ou o sobrepeso. Nesses casos, é importante ir ao médico, explicar as dores de cabeça ao acordar, a fim de que o especialista faça as orientações necessárias.

TRAVESSEIRO INADEQUADO

O uso de travesseiro inadequado é outra causa possível de dor de cabeça ao acordar. Neste caso, recomenda-se a utilização de um travesseiro de melhor qualidade e que melhor se adeque ao corpo do indivíduo.

DESIDRATAÇÃO

A falta de água em quantidade suficiente para o bom funcionamento do corpo também pode causar dores de cabeça ao acordar. Um indivíduo adulto deve ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.

Com informações do site Tua Saúde.

PROBLEMAS DE VISÃO

Problemas de visão também podem estar associadas à dor de cabeça, especialmente quando, antes de dormir, o indivíduo já observava o mesmo incômodo. Nesse caso, é importante lembrar a importância de consultas de rotina ao oftalmologista.