
Sensação de tontura ou dor de cabeça ao acordar de manhã precisa ser visto com atenção e não pode ser tratado como algo corriqueiro. Esses são sintomas de que algo pode não estar bem e um médico deve ser consultado.
TONTURA AO ACORDAR
De acordo com especialistas a tontura ao acordar pode estar relacionada com problemas de pressão alta (hipertensão). Nesse caso, a circulação sanguínea tem dificuldades e a irrigação do cérebro pode não estar acontecendo da forma como deveria.
Nesses casos, além da tontura, pode haver ainda outros sintomas como vista escurecida ou sensação de desequilíbrio ao levantar.
A pressão baixa também pode levar a quadros semelhantes - em ambos os casos, o médico cardiologista poderá dar os melhores encaminhamentos ao paciente.
Outras causas da tontura ao acordar: labirintite e hipotensão postural
Os médicos também levantam outras hipóteses para a tontura ao acordar ou levantar depois de muito tempo em repouso. Confira:
Labirintite
A labirintite é uma inflamação no "labirinto" um dos órgãos responsáveis pelo equilíbrio do corpo. Em alguns casos, o paciente tem a sensação de que deixa de sentir o chão e sente que vai cair.
Zumbido no ouvido, dor de cabeça, dificuldade de olhar fixo para um ponto e náuseas são outros sintomas da labirintite.
Nesses casos, sugere-se a procura por um médico especialista em neurologia, otorrinolaringologia, um clínico geral ou um médico da família.
Hipotensão ortostática (ou postural)
Outra causa possível para a tontura ao levantar é a Hipotensão ortostática (ou postural). Trata-se de uma queda rápida da pressão e pode estar relacionada a vários fatores como uso de medicamentos e desidratação.
A hipotensão postural pode ser um alerta para outros problemas. “Sabemos que esse sintoma pode antecipar quadros como Parkinson e AVC, mas ainda é incerta a relação com o risco de demência”, disse o geriatra Rubens de Fraga Júnior, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em entrevista à revista Veja.
DICAS PARA EVITAR ACIDENTES
Pessoas que tenham esses sintomas precisam procurar o médico. Antes de conseguir a consulta, é possível seguir algumas dicas para tentar reduzir a sensação de tontura e evitar acidentes como quedas. Veja:
LEVANTAR DA CAMA COM CALMA - Os médicos recomendam que a pessoa ao acordar faça o processo de levantar com calma, sentando primeiro na cama, aguardando alguns segundos, colocar depois uma perna para fora da cama e depois a outra, para só ai levantar pausadamente.
ERGUER A CABECEIRA DA CAMA - Ou colocar um travesseiro mais alto.
SE HIDRATE - Beba água! A tontura pode estar associada à desidratação, especialmente entre pessoas idosas.
DOR DE CABEÇA AO ACORDAR
De acordo com especialistas, a dor de cabeça ao acordar pode ligar o sinal de atenção de que seu sono não está bom. Em alguns casos, menos comuns, a dor de cabeça também pode ser indicativo de algo um pouco mais sério e, nesses casos, o médico precisa ser consultado. Veja algumas hipóteses:
INSÔNIA
Caracterizada pela dificuldade de dormir e de manter o sono ao longo de toda a noite, a insônia pode ser uma das causas para a dor de cabeça ao acordar. A insônia tem várias causas como estresse, depressão e até gravidez.
Em casos mais leves, a insônia pode ser tratada com remédios naturais como chá de maracujá e uso de óleos essenciais relaxantes, como o de camomila. Quando o indivíduo percebe um período maior de dificuldades para dormir, o médico precisa ser consultado.
Estresse e ansiedade, as vezes associados à insônia, também podem ser causa da dor de cabeça.
APNEIA DO SONO
A apneia do sono acontece quando a pessoa para, por alguns segundos, de respirar durante o sono. Como o sono não fica com grande qualidade, a pessoa pode ter dor de cabeça ao acordar.
A apneia do sono pode ter várias causas como, por exemplo, o uso de cigarros ou o sobrepeso. Nesses casos, é importante ir ao médico, explicar as dores de cabeça ao acordar, a fim de que o especialista faça as orientações necessárias.
TRAVESSEIRO INADEQUADO
O uso de travesseiro inadequado é outra causa possível de dor de cabeça ao acordar. Neste caso, recomenda-se a utilização de um travesseiro de melhor qualidade e que melhor se adeque ao corpo do indivíduo.
DESIDRATAÇÃO
A falta de água em quantidade suficiente para o bom funcionamento do corpo também pode causar dores de cabeça ao acordar. Um indivíduo adulto deve ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.
Com informações do site Tua Saúde.
PROBLEMAS DE VISÃO
Problemas de visão também podem estar associadas à dor de cabeça, especialmente quando, antes de dormir, o indivíduo já observava o mesmo incômodo. Nesse caso, é importante lembrar a importância de consultas de rotina ao oftalmologista.