emprego

Como se sair bem em uma ENTREVISTA DE EMPREGO? Confira principais perguntas, o que falar e currículo ideal

O segredo para se sair bem em uma entrevista de emprego é a preparação; confira dicas para ir bem nas entrevistas

Maria Clara Trajano
Maria Clara Trajano
Publicado em 06/02/2023 às 13:15 | Atualizado em 09/03/2023 às 7:50
Notícia
Marcello Casal/Agência Brasil
Na maioria dos casos, a entrevista de emprego é última fase nos processos seletivos, por isso, muitos candidatos ficam nervosos - FOTO: Marcello Casal/Agência Brasil

Com informações da Gupy

A entrevista de emprego é um dos estágios mais aguardados durante um processo seletivo. Na maioria dos casos, essa é a última fase e é a oportunidade ideal para o candidato mostrar seus pontos fortes.

Por essa razão, muitas pessoas ficam nervosas e acabam se atrapalhando. O segredo para driblar o nervosismo é a preparação.

Neste texto, vamos te ajudar a ir bem em uma das etapas mais importantes para conseguir um emprego.

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

O primeiro passo para se sair bem é pesquisar sobre a empresa e a posição que você pretende ocupar. Prepare-se para responder porque você é o candidato ideal para a vaga e porque escolheu essa empresa.

É muito importante conhecer os valores, missão e visão da empresa, para ter certeza que você estará alinhado ao cargo.

Como fazer um currículo ideal?

O currículo é a primeira visão que um recrutador terá de você. É indispensável ter um currículo com as informações bem organizadas e verdadeiras.

Lembre-se: o que estiver disposto no documento, será cobrado de você na entrevista e, futuramente, no cargo que você ocupará.

Seu currículo precisa estar sempre atualizado. A sugestão é destacar certas informações de acordo com cada vaga.

O currículo ideal deve ter as seguintes informações:

  • Informações pessoais: nome completo, endereço, telefone e e-mail;
  • Resumo profissional: uma apresentação curta sobre você, suas experiências profissionais e as habilidades que foram desenvolvidas;
  • Experiência de trabalho: informações sobre as empresas que já trabalhou, cargos ocupados e período. É importante incluir responsabilidades, conquistas e habilidades desenvolvidas;
  • Educação: informações sobre sua escolaridade, incluindo formação acadêmica, instituições e data de conclusão;
  • Habilidades: inclua suas habilidades técnicas, de comunicação e liderança, entre outras, relevantes para o cargo ao qual você está se candidatando;
  • Atividades extracurriculares: acrescente informações sobre qualquer voluntariado ou outras atividades relevantes para o cargo.

O que falar em uma entrevista de emprego? Saiba as principais perguntas

Fale um pouco mais sobre você

Nesta fase, o recrutador já conhece seu currículo, ele não quer saber sobre a sua formação ou onde você trabalhou.

Traga experiências pessoais, as habilidades que foram adquiridas nessas situações e como elas contribuirão para exercer a função.

Qual é sua motivação para trabalhar nesta empresa?

Conhecer a empresa é a chave para essa pergunta.

Mas mais importante do que repetir a história da empresa ou seus valores, é demonstrar que você tem um perfil alinhado com o que a empresa procura.

Por que você saiu do seu trabalho anterior?

Esse não é o momento para falar mal do seu antigo empregador.

Esclareça suas expectativas para o futuro e como essa nova oportunidade pode lhe ajudar a crescer profissionalmente e atingir seus objetivos.

Se você foi demitido, não tem problema em falar a verdade. “Infelizmente, fui dispensado” pode ser uma boa resposta.

Qual é sua maior força e fraqueza?

Apresente suas qualidades que serão mais relevantes para a vaga em questão. Não esqueça de acrescentar um exemplo real de como você colocou essa habilidade em prática anteriormente.

Ao citar um ponto fraco, é essencial mencionar como você tem se esforçado para superar essa dificuldade.

Outras perguntas que podem surgir durante a entrevista de emprego

  • Qual é sua experiência relevante para este trabalho?
  • Como você lidou com um desafio ou problema no trabalho anterior?
  • Como você se define como profissional?
  • Como você trabalha em equipe?
  • Qual é sua expectativa de salário?

Como se vestir para uma entrevista de emprego?

Além da sua formação e experiências profissionais, como você se apresenta é muito importante, pois a primeira impressão será responsável por estabelecer que tipo de relação existe entre você e o recrutador.

Na hora de escolher a roupa certa para a entrevista de emprego, pesquisar a empresa também é um passo primordial. Nem sempre vestimenta formal é a melhor opção.

Pesquise no site ou redes sociais da organização fotos de eventos e dos funcionários para entender melhor o perfil da empresa. Uma startup, por exemplo, preza por um ambiente mais descontraído, talvez um terno não seja a melhor opção, diferente de um banco.

Considere o perfil da vaga, sua área de atuação e use o bom senso na hora de escolher o que vestir.

Dicas para ir bem numa entrevista de emprego

Conhecer bem a vaga e a si mesmo são os segredos para ter uma entrevista de emprego excelente. Além disso, ter atenção à sua postura, manter a calma e falar de forma clara e objetiva.

Programe-se para chegar com antecedência e evitar atrasos. Durante a entrevista, mantenha contato visual com o recrutador, faça perguntas e agradeça pelo tempo e disponibilidade.

Se estiver se sentindo muito nervoso, faça exercícios respiratórios para relaxar e treine suas respostas antes da entrevista.

Esteja preparado para receber uma resposta negativa. Isso não significa que você deve ter uma atitude derrotista, mas estar pronto para seguir em frente com um plano B.

Uma atitude positiva e confiante faz toda a diferença, então não se deixe desanimar para enfrentar novos desafios caso não consiga a vaga.

Comentários