
Com informações da Revista Crescer e do Metrópoles
Apesar de ainda rara, relatos de gravidez silenciosa têm se tornado um fenômeno cada vez mais comuns. São várias as histórias de mulheres que só descobriram a gestação na hora do parto.
Evento raro na medicina, a gravidez silenciosa é marcada pela descoberta da gestação apenas no último trimestre, ou até mesmo no momento do parto.
O QUE PODE CAUSAR A GRAVIDEZ SILENCIOSA?
Alguns fatores podem tornar a gravidez silenciosa mais propícia, como alterações hormonais, que tornam a menstruação irregular, e o sobrepeso, que torna a percepção do crescimento da barriga na gravidez mais difícil.
Além disso, sintomas comuns na gravidez podem ser associados a outras doenças ou mesmo serem ignorados pela gestante. Isso é comum, por exemplo, em mulheres que não planejaram a gestação.
QUEM TEM GRAVIDEZ SILENCIOSA MENSTRUA?
Em alguns casos de gravidez silenciosa, alguns sangramentos podem acontecer e se passarem por menstruações, mas não é possível menstruar durante uma gestação. O que acontece é, na verdade, um escape gestacional.
SINTOMAS DE GRAVIDEZ SILENCIOSA
Apesar de receber um nome diferenciado e ser identificada tardiamente, a gravidez silenciosa não é tão diferente de uma gestação comum — inclusive nos sintomas:
- enjoo e vômitos;
- cansaço e sonolência;
- atraso e ausência da menstruação;
- aumento do tamanho das mamas e da barriga;
- sensibilidade nos seios;
- alteração no apetite;
- entre outros.
No entanto, como grande parte destes sintomas passam despercebidos numa gravidez silenciosa, é comum descobrir a condição durante um exame de rotina.
COMO EVITAR UMA GRAVIDEZ SILENCIOSA?
Sendo assim, a melhor forma de evitar uma gravidez silenciosa é adotando os métodos de proteção já conhecidos durante as relações sexuais e mantendo as consultas de rotina.
Caso o ciclo menstrual seja irregular ou a mulher não menstrue, é ainda mais importante manter um acompanhamento regular em uma ginecologista para manter-se alerta a uma possível gravidez.
Comentários