AGRICULTURA

Mandioca Especial Descoberta em SC Pode Receber Selo Nacional

Pesquisas da Epagri revelam que um tipo de solo específico da cidade de Itajaí, em SC, ajuda a tornar a mandioca ainda mais saborosa

Vitória Floro
Vitória Floro
Publicado em 22/07/2023 às 15:17
Notícia
Reprodução/ Freepik
Inhame - FOTO: Reprodução/ Freepik

Uma mandioca "especial" tem chamado a atenção dos moradores e da prefeitura de Itajaí, em Santa Catarina, nos últimos tempos.

Diferente das plantas comuns encontradas em outras regiões do Estado, essa mandioca possui características únicas que a tornam ainda mais saborosa, e estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) comprovam sua qualidade excepcional, graças a um tipo específico de solo encontrado na cidade.

O solo em questão é a turfa, também conhecida como "terra preta", presente em uma área de 300 hectares nos bairros São Roque, Rio Novo (Colônia Japonesa) e Espinheiros.

O cultivo da mandioca nesse solo de matéria orgânica confere-lhe uma qualidade superior, tornando-a distinta das demais e recebendo reconhecimento no mercado local.

A prefeitura de Itajaí encaminhou um pedido de "Indicação Geográfica" após os estudos científicos da Epagri confirmarem as características especiais da mandioca cultivada na região.

Essa distinção tem sido notada pelos consumidores, que buscam pela mandioca com "casca suja de preto", indicando a preferência pelo produto produzido em Itajaí.

O sabor e a qualidade dessa variedade têm impulsionado a busca por essa mandioca no mercado, o que pode levá-la a ganhar um selo de reconhecimento oficial em nível nacional.

Comentários