
Municípios do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco vão demorar mais tempo para retomar algumas atividades
Atividades não essenciais retornam de forma gradativa em Pernambuco - Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
O secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, explicou durante coletiva online, a decisão do governo de não reabrir o comércio de rua, na próxima segunda-feira (15), em 85 municípios do Agreste e Zona da Mata do Estado. A decisão, de acordo com o secretário, foi tomada porque as cidades não mostraram tendência de queda no número de casos do novo coronavírus e aumento na demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A reabertura gradual do varejo será para lojas de até 200 metros quadrados. Serviços de venda, locação e vistoria de veículos também voltarão a funcionar na mesma data, assim como salões de beleza e serviços de estética. Os retornos das atividades não essenciais seguem o Plano de Convivência divulgado pelo Governo de Pernambuco.
André Longo revelou preocupação com as divisas de Pernambuco com a Paraíba e Alagoas, em especial na área de Goiana (ao Norte) e Palmares (ao Sul), por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o secretário, existe o risco de contaminação descontrolada devido a situações nos Estados vizinhos.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
De acordo com André Longo, fora da Região Metropolitana do Recife os números da covid-19 não estão caindo
A mulher afirma que os médicos também demoram para realizar os atendimentos
TV Jornal em ritmo comemorativo dos 60 anos