'Houve um excesso', diz OAB-PE sobre condução de youtubers algemados

TV Jornal
Publicado em 20/04/2018 às 18:55


-Reprodução/TV Jornal

Fantasiados com roupas da série 'La Casa de Papel', da Netflix, três youtubers foram presos nessa terça-feira (17) enquanto tentavam gravar uma pegadinha no frente ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife. Imagens da saída do grupo da cadeia viralizaram na internet.

Os três foram liberado sem camisa, algemados e com correntes no pés. Para o vice presidente da comissão de direitos humanos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), é possível identificar excessos no caso. "Houve um excesso. Se tratam de três rapazes sem histórico de violência, sem, talvez, nenhuma ameaça a aqueles que conduziam. E além do uso de algemas o que se noticia é que eles foram algemados pelo pé, na nossa avaliação há um excesso nessa condução.", explicou Marcelo Santa Cruz.

De acordo com o Supremo Tribunal Federal as algemas devem ser usadas em casos de resistência, possibilidade de fuga ou de perigo à integridade dos presos ou de terceiros. O advogado dos adolescentes informou que entrará na Justiça contra o uso de algemas e correntes nos jovens. O secretário de Defesa Social Antônio de Pádua falou sobre a condução policial. Confira:

Sério Cabral

O uso de algemas na prisão do ex-governador do Rio Sérgio Cabral Filho (MDB), condenado por corrupção e outros crimes, está sendo investigado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

O ministro que saber se houve abuso de autoridade quando o emedebista foi levado algemado para exames no Instituto Médico Legal em Curitiba, no Paraná, depois de transferido da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, na zona norte do Rio.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

TAGS
oab cotel
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory