Motorista de ônibus com sintomas de coronavírus espera mais de 44 horas para ser transferido no Recife

A denúncia foi enviada para a produção do Por Dentro com Cardinot
Suzyanne Freitas
Publicado em 28/04/2020 às 17:30
O paciente deu entrada na policlínica Agamenon Magalhães, que fica localizada em Afogados, na manhã do último sábado (25) Foto: Fábio Costa/TV Jornal


Um motorista de ônibus afirmou que apresentou sintomas do novo coronavírus e esperou mais de 44 horas para ser transferido para uma unidade de referência no tratamento da Covid-19 em Pernambuco. O paciente conta que deu entrada na policlínica Agamenon Magalhães, que fica localizada em Afogados, na manhã do último sábado (25). A denúncia foi exibida nesta terça-feira (28), no Por Dentro Com Cardinot.

Através de vídeos, a esposa do homem mostrou a situação do companheiro. Apesar das condições, a família informou que até pensou em internar o motorista em um hospital particular por conta da demora na transferência.

Transferido

Após mais de 44 horas de espera, o motorista conseguiu uma transferência para um hospital de campanha, que fica localizado na Rua da Aurora, na tarde da segunda-feira (28).

>>''A gente vai passar por essa turbulência'', afirma secretário de Saúde do Recife sobre o coronavírus

Nota de resposta

A Secretaria de Saúde informa que, a princípio, não havia indicação de uso de respirador, já que não se tratava de síndrome respiratória aguda grave. Mesmo assim, o usuário ficou isolado em área para pacientes com suspeita de covid-19. Sobre a transferência, a secretaria reforça que a Prefeitura do Recife vem abrindo, gradativamente, novos leitos, e todos os pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 entram na lista da central de regulação de leitos do Estado.

Coronavírus em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) atualizou, nesta terça-feira (28), o número de casos do novo coronavírus no Estado. O boletim registrou 58 mortes e 366 novos casos confirmados. Ao todo, são 5.725 pessoas infectadas e 508 mortes.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
  • Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory