PANDEMIA

Governo de Pernambuco esclarece motivos para cancelar reabertura do comércio de rua em 85 cidades

Municípios do Agreste e da Zona da Mata de Pernambuco vão demorar mais tempo para retomar algumas atividades

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 12/06/2020 às 17:19
Felipe Ribeiro/ JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Leitura:

O secretário de saúde de Pernambuco, André Longo, explicou durante coletiva online, a decisão do governo de não reabrir o comércio de rua, na próxima segunda-feira (15), em 85 municípios do Agreste e Zona da Mata do Estado. A decisão, de acordo com o secretário, foi tomada porque as cidades não mostraram tendência de queda no número de casos do novo coronavírus e aumento na demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

>>Conheça as 11 etapas do plano para reabertura das atividades em Pernambuco

Reabertura do varejo

A reabertura gradual do varejo será para lojas de até 200 metros quadrados. Serviços de venda, locação e vistoria de veículos também voltarão a funcionar na mesma data, assim como salões de beleza e serviços de estética. Os retornos das atividades não essenciais seguem o Plano de Convivência divulgado pelo Governo de Pernambuco.

Preocupação com divisas de Pernambuco

André Longo revelou preocupação com as divisas de Pernambuco com a Paraíba e Alagoas, em especial na área de Goiana (ao Norte) e Palmares (ao Sul), por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o secretário, existe o risco de contaminação descontrolada devido a situações nos Estados vizinhos.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização;
  • Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência;
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção)

+VÍDEOS