Ilê Aiyê celebra a música e a cultura afro no Recife

Bloco afro mais antigo do Brasil se apresenta no Teatro do Parque neste sábado (30)
Caroline Cardilane
Publicado em 29/04/2022 às 11:13
Bloco afro mais antigo do Brasil se apresenta no Teatro do Parque, no Recife Foto: André Frutuoso/Divulgação


Depois de mais de dois anos longe dos palcos e do público, o bloco afro mais antigo do Brasil, Ilê Aiyê, volta às programações com muita festa, cores e dança afro.

A apresentação faz parte do projeto de circulação “Ilê Aiyê: Que Bloco é Esse?”, que inclui shows em Fortaleza, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Aracaju e Recife.

Em cada cidade acontece uma atividade formativa, com participação de instituições convidadas que trabalham com socialização e formação de jovens através da arte. No Recife, a Nação do Maracatu Porto Rico, entidade com mais de 100 anos de tradição, foi a escolhida no evento.

A consciência social faz parte dos 47 anos de carreira do bloco, que revoluciona a luta antirracista na Bahia e no Brasil, desde então.

No show, a força da cultura afro-brasileira aparece através dos ritmos de surdos e repiques, passos de dança afro e figurino de cores vibrantes, em um espetáculo rítmico-musical muito aguardado pelo grupo e pelo público.

Ao todo são quatro blocos musicais, além dos clássicos do Ilê Aiyê como “Pérola Negra”, “Negrume da Noite” e “O Mais Belo dos Belos”.

Homenagem

“Estamos muito felizes com esse retorno. Vamos homenagear a África em cada bloco, exaltando a cultura africana”, afirma Sandro Teles, Maestro do Ilê Aiyê.

Além da homenagem à África, o show dedica um bloco musical às mulheres negras, e no último bloco, as grandes canções do grupo finalizam a noite de celebração.

“Convido todos a participar com a gente nessa grande festa no Teatro do Parque. Vamos levar toda nossa energia à vocês”, convida Sandro.

Acessibilidade

O Teatro do Parque conta com rampas e piso táctil, garantindo o acesso tanto para cegos, quanto para cadeirantes. Além disso, o show do Ilê Aiyê tem interpretação em libras.

Serviço

“Ilê Aiyê: Que Bloco é Esse?”
Local: Teatro do Parque (R. do Hospício, 81 - Boa Vista)
Data: 30 de abril de 2022 (sábado)
Horário: 20h
Ingressos: R$ 40 meia, R$ 80 inteira. (Vale cultura esgotado)
Vendas: https://www.guicheweb.com.br

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory