As Empresas Itamaracá, Pedrosa, São Judas Tadeu, Urbana-PE, NTU e OPAS/OMS levaram o Outubro Rosa para os ônibus. A campanha inova ao ampliar o foco sobre a prevenção do câncer de mama e outras doenças. Assim, três ônibus foram envelopados externamente como forma de alertar às passageiras sobre a importância no cuidado com a saúde, até o fim de outubro.
As peças da campanha incluem mensagens sobre a necessidade de adolescentes e jovens se vacinarem (principalmente contra o HPV) e também sobre a importância de mulheres grávidas realizarem exames de pré-natal regularmente, orientando as usuárias do serviço a procurarem as unidades básicas de saúde da rede pública mais próximas, onde a prevenção é feita gratuitamente.
A ação conjunta reforça a campanha nacional promovida pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e localmente com a Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco). A iniciativa também tem o apoio da Rota Mídia Exterior e do Grande Recife Consórcio de Transporte.
“As mulheres representam mais da metade da população e boa parte delas viaja regularmente de transporte coletivo, portanto o ônibus é um espaço privilegiado para fazer chegar à elas essa mensagem de prevenção e cuidado com a saúde”, explica o presidente executivo da NTU. “Além disso, temos muitas colaboradoras, incluindo motoristas, cobradoras e funcionárias administrativas, que também precisam estar atentas com sua saúde. Estamos fazendo nossa parte para alcançarmos os objetivos do Outubro Rosa”, concluiu.
A campanha Outubro Rosa surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, e desde 2002 tem ações promovidas no Brasil. A iniciativa ganhou esse nome pelo uso da cor rosa nas ações de mobilização de mulheres e na iluminação de monumentos e prédios públicos. O objetivo é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de promover o maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, o que contribui para a redução da mortalidade associada à doença.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo mais recorrente entre as mulheres. Já o câncer de colo do útero, cuja prevenção foi incorporada recentemente ao Outubro Rosa, assume a 4ª posição.
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