Aumento

Mais um caso de sarampo é registrado em Pernambuco

A confirmação veio através da Secretaria Estadual de Saúde

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 18/09/2019 às 18:05
Divulgação
FOTO: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta quarta-feira (18), mais um caso de sarampo no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a SES, um bebê de apenas seis meses foi notificado através do serviço de saúde da Paraíba e já apresentava sintomas desde o inicio do mês de agosto. Ainda segunda a secretaria, a criança já retornou para casa dela e está bem.

Esse é 15° caso de sarampo registrado em Pernambuco, sendo seis em Taquaritinga do Norte (incluindo 1 óbito), três no Recife e em Caruaru, além de um em Frei Miguelinho, Santa Cruz do Capibaribe e Vertentes.

Notificações

Desde o último dia 13 do mês de Agosto, em PE já foram notificados 673 casos suspeitos de sarampo, com 98 descartes.

Vacinação

No próximo sábado (21), os municípios do Agreste que englobam a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Caruaru, realizam o dia D de vacinação contra o sarampo. A ação, é voltada para o público entre 6 meses e 4 anos. Mais de 10 mil doses extras foram dispensadas apenas nesta semana para auxiliar no dia.

Veja os municípios

Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes.

Como identificar a doença

Todo paciente que apresentar febre e exantema e manchas avermelhadas que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, seguido de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independentemente da idade e situação vacinal. Até o momento, mais de 1,2 mil doses da vacina aplicadas e deve ser feito de forma seletiva, conforme a situação de cada contato, na faixa etária de 6 meses a 49 anos. Acima dessa idade, se avalia a necessidade da imunizar a pessoa.

Imunização

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) está disponível nas salas de vacina dos municípios. ressalta a importância de finalizar o esquema vacinal para evitar casos da doença. A imunização com a tríplice deve seguir o seguinte esquema:

Indivíduos de 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas;
Indivíduos de 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral;
Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.