covid-19

Fake news: Governo de Pernambuco desmente morte associada ao coronavírus

Uma nota oficial foi publicada nas redes sociais

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 30/03/2020 às 18:54
Divulgação/Youtube Governo de Pernambuco
FOTO: Divulgação/Youtube Governo de Pernambuco

Após uma imagem viralizar, nas redes sociais, ao associar que um homem morreu por causa da covid-19, o Governo de Pernambuco afirmou que se trata de fake news e publicou uma nota, na tarde desta segunda-feira (30), para desmentir o caso. De acordo com o governo, a vítima testou negativo para o novo coronavírus.

De acordo o governo, a declaração de óbito do homem de 57 anos foi registrada pelo Hospital Maria Lucinda com três possibilidades para a morte: síndrome respiratória aguda, covid-19 e pneumonia comunitária não-especificada.

A nota apresenta publicada nas redes sociais apresentada os dados divulgados no domingo (29), mas a Secretaria Estadual de Saúde confirmou que o número de mortes por coronavírus subiu para seis em Pernambuco e foram registrados 77 casos de pessoas infectadas, até esta segunda-feira (30), mas a morte desse paciente do Hospital Maria Lucinda não contabiliza.

Ver essa foto no Instagram

Nota oficial No último dia 23 de março, o Hospital Maria Lucinda, registrou a morte de um homem de 57 anos que estava internado naquela unidade há dois dias. A declaração de óbito, assinada pela médica que acompanhou o paciente na unidade de saúde, colocou três possibilidades para a morte: síndrome respiratória aguda, Covid-19 e pneumonia comunitária não-especificada. Informações que foram repetidas no atestado de óbito. A vigilância epidemiológica testou as amostras do paciente e o resultado foi negativo para Covid-19 e positivo para Influenza A. A Secretaria Estadual de Saúde notificou o Hospital sobre a incorreção no preenchimento da declaração de óbito e encaminhou cópia do exame que identificou a testagem positiva para Influenza A e negativa para Covid-19, do referido paciente. Vale ressaltar que esse caso (homem de 57 anos, falecido no Hospital Maria Lucinda) nunca constou nas estatísticas de mortes por Covid-19, divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Os óbitos pelo novo Coronavírus não são contabilizados a partir de atestados, mas sim por testagem realizada pela Vigilância Epidemiológica do Estado. Até o último boletim divulgado no domingo(29/03), os óbitos em Pernambuco eram de: homem de 79 anos e homem de 69 anos (ambos falecidos no Hospital Português), homem de 82 anos (falecido no Hospital dos Servidores), homem de 85 anos (falecido no Hospital Oswaldo Cruz) e mulher de 69 anos (falecida no Hospital São Marcos). A Secretaria Estadual de Saúde lamenta a utilização do momento de dor de famílias que acabam de perder seus entes queridos com objetivos políticos. Além disso, recomenda à população que se informe através dos canais oficiais para não divulgar notícias falsas.

Uma publicação compartilhada por Governo de Pernambuco (@governope) em

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde também atualizou, nesta segunda-feira (30), os números da covid-19 no Brasil e confirmou que 159 pessoas morreram devido à doença. Até o momento, em todo o país, 4.579 casos de coronavírus foram confirmados

Líderes do Senado assinam manifesto em favor do isolamento social

Nesta segunda-feira (30), os líderes do Senado Federal, ficaram na contramão de declarações do presidente Jair Bolsonaro, e assinaram um manifesto em favor do isolamento social para minimizar os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com informações do UOL, o documento foi proposto pelo próprio líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), e recebeu a aprovação de todos os demais líderes em reunião nesta segunda.