Procon registra aumento de mais de 300% nas reclamações via internet

Levantamento do Procon Recife, órgão de defesa do consumidor, aponta ainda mudança dos segmentos mais reclamados na quarentena. Veja como denunciar!
Giovanna Torreão
Publicado em 19/05/2020 às 10:15
População pode se cadastrar para que aparelhos possam ser recuperados Foto: Reprodução/TV Jornal Interior


O Procon Recife registrou um aumento de mais de 300% no número de reclamações recebidas via internet no mês de abril, em comparação com o mesmo mês do ano anterior, bem como no mês anterior à pandemia. O órgão atribui esse maior fluxo ao período de quarentena, decretado em Pernambuco para evitar a propagação do novo coronavírus.

Além de registrar um grande número de reclamações através do email procon@recife.pe.gov.br, o órgão de defesa do consumidor notou uma mudança nos segmentos mais reclamados. O Procon Recife identificou um aumento de mais de 100% com relação às reclamações com relação às compras realizadas pela internet. Dessas reclamações, mais de 70% se referem a problemas de entrega, 14% com sites falsos que aplicaram golpes aos consumidores e 16% são de reclamações porque o produto entregue divergia do escolhido no site.

Segundo o levantamento, entre 20 de março e 30 de abril, período em que houve ampliação das regras de isolamento social e o fechamento de comércios e setores não essenciais, o Procon Recife recebeu 2.786 demandas. No mesmo período de 2019, foram 811 reclamações.

Diante da demanda, o Procon reforçou o atendimento online, que funciona 10 horas por dia. "Toda nossa equipe está envolvida analisando e protocolando as reclamações”, esclarece a presidente do Procon Recife, Ana Paula Jardim.

Como denunciar

O Procon recebe denúncias pelas redes sociais e pelo email denunciaprocon@recife.pe.gov.br, tendo em vista que o atendimento presencial está suspenso em virtude da pandemia do coronavírus.

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