Tecnologia

WhatsApp: Veja como funciona ferramenta para enviar e receber dinheiro

As transações via WhatsApp não preveem custos para consumidores e pessoas físicas

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 16/06/2020 às 8:15
Pixabay
FOTO: Pixabay

O WhatsApp lançou nessa segunda-feira (15) novo recurso que permite transferir dinheiro e fazer compras em estabelecimentos, por meio do aplicativo, com a proteção da plataforma Facebook Pay.

No primeiro momento, a novidade estará disponível para clientes do Banco do Brasil, Nubank e Sicredi, que têm cartão de crédito ou débito das bandeiras Visa e Mastercard. As transações serão processadas pela Cielo e não preveem custos para consumidores e pessoas físicas. Já as empresas terão de arcar com uma taxa por transação recebida.

>> Golpe: Com número clonado, criminosos anunciam dinheiro e documentos falsos em redes sociais

>> Auxílio de R$ 600: Confira os cuidados na hora de solicitar benefício e como identificar fraudes

>> É golpe mensagem que promete cadastro ao "auxílio gás"

Pequenas empresas

As pequenas empresas são um dos principais focos do lançamento. “Mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas movimentam a economia brasileira, e já é muito comum mandar um 'zap' a essas empresas para tirar dúvidas sobre produtos e fazer pedidos. Com o recurso de pagamentos no WhatsApp, além de ver os produtos no catálogo, os clientes também poderão fazer o pagamento do produto escolhido, sem sair do WhatsApp. Ao simplificar o processo de pagamento, esperamos ajudar a trazer mais empresas para a economia digital e gerar mais oportunidades de crescimento”, diz o comunicado do Whatsapp.

Facebook Pay

Para utilizar a ferramenta, o usuário precisa cadastrar seu cartão na plataforma Facebook Pay e cadastrar uma senha numérica (PIN) de seis dígitos como proteção. Também é possível usar biometria, como leitor de digitais e reconhecimento facial, para autorizar transações. Para receber o dinheiro, o contato precisa estar cadastrado no Facebook Pay.