O acúmulo na atualização da base de dados típico do início de cada mês provocou instabilidade no aplicativo Caixa Tem, que permite a movimentação das contas poupança digitais criadas para receber o auxílio emergencial e os saques especiais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Segundo o vice-presidente de tecnologia da Caixa Econômica Federal, Cláudio Salituro, as atualizações foram encerradas e o aplicativo se normalizará.
- Auxílio emergencial: crédito de 1º, 2º e 3º parcela acaba neste sábado
- Auxílio emergencial: saiba se recebe 1º, 2º ou 3º parcela nesta sexta
- Teve o auxílio emergencial negado? Veja como contestar resultado do cadastro
- Confira o calendário de saque da 3º parcela do auxílio emergencial
- Auxílio Emergencial: 713,8 mil cadastros estão em análise
- Auxílio emergencial em análise ou se cadastrou hoje? O que muda com fim do prazo
- Último dia: confira passo a passo para cadastro no auxílio emergencial
- Prazo para cadastro no auxílio emergencial acaba nesta quinta (2)
>> Site da Caixa Econômica se recupera de instabilidade
>> Caixa: "Mesmo com intermitência, clientes conseguem fazer operações"
>> Criminosos explodem caixas eletrônicos na agência da Caixa em Limoeiro
Atualização
Salituro explicou que, como ocorre em todos os bancos, o aplicativo atualiza as bases de dados todas as noites, consumindo dados, no sistema da instituição financeira.
Com o processamento de folhas de pagamentos do serviço público federal de alguns estados e municípios e de empresas privadas, o tempo de atualização aumenta, no último dia útil de cada mês e no primeiro dia do mês seguinte. Dessa forma, o processo, que deveria ocorrer apenas à noite, estende-se até o início da tarde do dia seguinte.
>> Auxílio Emergencial: Caixa informa datas e hora de pagamento em conta
>> Caixa alerta para golpes contra beneficiários do auxílio emergencial
Além da atualização das folhas de pagamento, o banco atualiza as bases de dados das contas poupança digitais, provocando congestionamento no Caixa Tem. A fila de espera no aplicativo, normalmente de um minuto, estendeu-se para uma hora desde a quarta-feira (1º).
“Nesse fim de mês, tivemos uma [atualização] mensal muito grande por causa do processamento das folhas de pagamento de governo, do setor privado e de todas as bases de dados que precisam ser atualizadas a cada mês. Quando esse fenômeno acontece no meio de uma semana, não temos o que a gente chama de reação do fim de semana para o processamento. Então existe um consumo excessivo de dados e de equipamentos”, explicou Salituro.
Instabilidade
Por dois dias, clientes da Caixa relataram lentidão nos sistemas do banco. Na terça-feira (31), o site da instituição enfrentou instabilidade. O banco alegou ações de melhorias no sistema para dar conta do aumento no número de acessos simultâneos para justificar os problemas no serviço.
Na quarta (1º), as dificuldades repetiram-se, com clientes relatando intermitência no site, no Caixa Tem e no processamento de folhas de pagamento. O banco novamente informou que mudanças no sistema estavam provocando a lentidão.