Saúde mental

Setembro Amarelo: veja ações online de prevenção ao suicídio e automutilação

Ações são da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Brasil é país que mais registra transtornos de ansiedade e o 2º no mundo em transtornos depressivos

Ministério da Saúde
Ministério da Saúde
Publicado em 11/09/2020 às 11:48
Foto ilustrativa: Pixabay
FOTO: Foto ilustrativa: Pixabay

Está em andamento, neste mês, a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, considerado um problema de saúde pública.

Todos os anos, 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo. No Brasil, são 12 mil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o campeão mundial em casos de transtorno de ansiedade e ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos, que podem levar ao suicídio.

>> Tristeza constante em crianças pode ser depressão? Saiba o que diz psiquiatra

>> Setembro Amarelo: Campanha marca o mês de prevenção ao suicídio

>> Especialista tira dúvidas sobre identificação e tratamento da depressão

Ações online

O Ministério da Saúde lançou, nessa quinta-feira (10), Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, as Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida, uma série de atividades educativas, itinerantes e on-line, que contemplam a realização de quatro ciclos de promoção e prevenção em saúde.

No primeiro ciclo, as ações são voltadas à prevenção do suicídio e da automutilação, a partir do Setembro Amarelo. A iniciativa foi apresentada em cerimônia no Palácio do Planalto, Brasília (DF).

“A problemática da saúde mental como resultado da pandemia precisa ser tratada de maneira direta, com programas sérios e de qualidade, para que a gente não perca ainda mais pessoas”, destacou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, durante o evento.

As atividades incluem cursos a distância, encontros, palestras e elaboração de materiais para ampliar o atendimento em saúde, a formação nas escolas e nas comunidades. O objetivo é qualificar o conhecimento de profissionais da área, conselheiros tutelares, professores, líderes sociais, religiosos e de entidades beneficentes, tornando-os multiplicadores da prevenção.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com os ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, da Educação e entidades como a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Os conteúdos educativos de prevenção ao suicídio estão disponíveis no site prevencaoevida.com.br, onde as inscrições para as atividades já estão abertas e de forma gratuita. O portal também abriga cartilhas e videoaulas. O público-alvo são adolescentes entre 11 e 18 anos e multiplicadores.

>> Especialistas tiram dúvidas sobre depressão e ansiedade; confira

>> Está se alimentando muito na quarentena? Psicólogo e nutricionista mostram como ''driblar'' a ansiedade

>> Você se considera uma pessoa esquecida? Saiba o que pode está afetando sua memória

Covid-19

Para a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES), Mayra Pinheiro, o projeto é mais um aliado no combate à chamada quarta onda da Covid-19, relacionada ao aumento de casos de doenças mentais decorrentes da pandemia.

“Nós estaremos incorporando ao SUS a relação nacional de medicamentos especificamente voltados a doenças mentais. Estaremos colocando à disposição da população, nos próximos meses, as práticas integrativas, para que haja terapia complementar para as pessoas que vão procurar psicólogos e psiquiatras e que tiveram gatilho para iniciar doença mental decorrente das aflições por causa da Covid-19”, explicou a Secretária.

As ações baseiam-se na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), adotada como estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS) para a formação e o desenvolvimento dos seus profissionais, buscando articular a integração entre ensino, serviço e comunidade.

Além de Brasília, o projeto também será apresentado em Fortaleza (11 e 12 de setembro), Belo Horizonte (18 de setembro) e Curitiba (24 de setembro).

Situação mais grave

O Brasil é o país que mais registra transtornos de ansiedade e o segundo no ranking mundial de transtornos depressivos.A situação só foi agravada, com o isolamento social para combater a pandemia da covid-19.

>> Ouça entrevista: Casos de ansiedade, depressão e suicídio aumentam durante pandemia

Mentalize

Desde o final de agosto, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) promove ações voltadas à saúde mental, na expectativa de aumentar o bem-estar do brasileiro diante da pandemia da Covid-19. Uma delas foi o Mentalize: sinal amarelo para a saúde mental.

Em três encontros on-line, especialistas falaram sobre saúde da criança e do adolescente, dos trabalhadores e dos idosos, com o objetivo de desmistificar o assunto. Os programas podem ser assistidos de forma gratuita no canal do Youtube do Ministério da Saúde.

>> Mentalize: Um sinal Amarelo para Atenção à Saúde Mental - Saúde da Criança e do Adolescente

>> Mentalize: Sinal Amarelo para a Atenção à Saúde Mental #2 - Saúde do Trabalhador

>> Mentalize: Sinal Amarelo para a Atenção à Saúde Mental #3 - Saúde do Idoso

Outros temas

Nos próximos meses, as Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida também irão abordar mais três assuntos de forma inédita: gravidez na adolescência, uso de drogas lícitas e ilícitas e ética da vida (relacionada à prevenção da violência contra crianças, mulheres e idosos). Assim como na prevenção ao suicídio e da automutilação, as outras temáticas também vão promover atividades educativas e itinerantes.

“Com essas ações, o Ministério da Saúde espera levar à sociedade conhecimento de qualidade para que nós possamos, em um futuro bem próximo, reduzir esses tristes indicadores que afligem a sociedade brasileira”, concluiu a secretária Mayra Pinheiro.