Veja como ficarão os novos 60 quiosques da praia de Boa Viagem, no Recife

De acordo com a Prefeitura do Recife, os quiosques serão modernizados devido à uma parceria firmada com os quiosqueiros
Robert Sarmento
Publicado em 02/10/2020 às 18:04
As imagens do projeto de reforma dos quiosques da orla de Boa Viagem foram divulgadas Foto: Divulgação


Após várias polêmicas relacionadas à estrutura dos quiosques da Orla de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, a Prefeitura do Recife recebeu o projeto desenvolvido para restaurar os 60 quiosques espalhados ao longo dos 8 km da praia.

De acordo com a prefeitura, as obras não terão custos ao município, pois se trata de termo de cooperação firmado entre a Associação dos Barraqueiros de Coco do Recife (ABCR) e a iniciativa privada.

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), responsável pela articulação do processo. Os serviços tiveram início no último dia 31 de setembro.

 
As imagens do projeto de reforma dos quiosques da orla de Boa Viagem foram divulgadas - FOTO:Divulgação
 
As imagens do projeto de reforma dos quiosques da orla de Boa Viagem foram divulgadas - FOTO:Divulgação
 
As imagens do projeto de reforma dos quiosques da orla de Boa Viagem foram divulgadas - FOTO:Divulgação
 
As imagens do projeto de reforma dos quiosques da orla de Boa Viagem foram divulgadas - FOTO:Divulgação

Ainda de acordo com a Prefeitura do Recife, o investimento será R$ 2,1 milhões e as obras estão a cargo da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

O projeto apresenta que todos os quiosques terão um painel de energia solar e balcão acessível para cadeirantes e o design vai permitir sombra e o abrigo da chuva para as pessoas, além da área para depósito, estrutura elétrica e hidráulica.

Reforma dos quiosques

A reforma dos quiosques é assinada por uma equipe liderada pelo arquiteto recifense Bruno Ferraz e conta com o historiador Leonardo Dantas, o xilógrafo Severino Borges e o presidente da Associação Pelo Cordel em Pernambuco (Acordel), Felipe Junior, que vai selecionar cordelistas para desenvolver os textos.

O projeto final foi desenvolvido pelo arquiteto recifense Bruno Ferraz.

"O calçadão da Orla de Boa Viagem compõe o principal cartão-postal da nossa cidade. Nossa praia é considerada uma das praias urbanas mais belas do Brasil", pontuou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.

"A revitalização e requalificação dos quiosques é essencial para a valorização desse ponto de encontro e convivência, atraindo mais turistas e visitantes, além do próprio recifense poder usufruir de novo um espaço público da cidade”, concluiu.

Projeto dos quiosques é criticado por arquitetos

Quando o representante da Associação dos Quiosqueiros da orla de Boa Viagem, Francisco Silva, revelou que existia um esboço do projeto para reformar os quiosques, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco apontou irregularidades na concepção do projeto dos quiosques.

De acordo com o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco, Rafael Amaral, existem inúmeras denúncias de irregularidades na concepção da requalificação da orla.

O projeto de requalificação dos quiosques foi divulgado pela Prefeitura do Recife.

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory