Atividades econômicas, atividades físicas individuais nas praias e celebrações religiosas em igrejas terão horário flexível para operar em Pernambuco.
O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (25), pelo governador Paulo Câmara, durante a coletiva de imprensa online sobre a covid-19 no Estado.
“As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados", explicou o governador.
E continuou: "As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e a volta às aulas estará liberada a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual”.
>> Aulas presenciais em instituições de ensino de Pernambuco podem retomar no dia 5 de abril
Paulo Câmara falou ainda que as celebrações religiosas poderão voltar a acontecer, desde que obedecendo aos protocolos e horários pré-estabelecidos.
Também sobre as novas medidas, o governador explicou que a flexibilização das restrições não significa que a pandemia foi superada em Pernambuco.
"Pelo contrário, temos um caminho longo pela frente até a superação total desse flagelo. Todos já sabemos quais são as atitudes que permitem conviver com a doença", advertiu.
Ele também fez um apelo: "Faça a sua parte, use máscara e oriente as pessoas que estejam relaxando nos cuidados básicos”. Para ele, o atual momento é decisivo na luta contra a doença, que já dura mais de um ano.
>> Pernambuco estende quarentena até 31 de março e iniciará novas medidas contra covid-19
Instituições de ensino
Escolas, faculdades e universidades públicas e privadas de Pernambuco poderão voltar a promover aulas presenciais a partir do dia 5 de abril.
Anteriormente, as aulas presenciais seriam liberadas a partir da próxima segunda-feira (29). Também ficou definido, na ocasião, a extensão do decreto da quarentena, até a próxima quinta-feira (31).
Com isso, Pernambuco completará 14 dias seguidos de medidas restritivas em todo o território.
O governador comunicou ainda que já a partir do dia 1º será colocado em prática um novo plano de convivência com a pandemia da Covid-19, com regras válidas até o dia 25 de abril.
Anúncio do governador
Rede pública de ensino
O ensino presencial para a rede pública permanece sem liberação do governo estadual, para séries do ensino fundamental e da educação infantil.
Apenas o ensino médio na rede pública poderá ter aulas presenciais.
Rede privada de ensino
Na rede privada todas as etapas da educação básica poderão voltar a funcionar no dia 5.
A interrupção das aulas presenciais afeta cerca de 700 mil discentes da educação básica de Pernambuco (400 mil na rede particular, em todas as etapas; e 300 mil do ensino médio da rede estadual).
>> "Provável que esses 11 dias sejam insuficientes", diz especialista sobre quarentena em Pernambuco
Covid-19 em Pernambuco
O Estado de Pernambuco segue registrando recorde diário de casos do novo coronavírus.
Foram confirmados 2.786 novos casos da Covid-19, nesta quinta-feira (25). Dentre eles, 187 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.599 (93%) são leves.
Agora, Pernambuco totaliza 339.022 casos confirmados da doença, sendo 35.156 graves e 303.866 leves.
Também foram confirmados 46 óbitos, ocorridos entre os dias 30 de abril do ano passado e a última quarta-feira (24). Com isso, o Estado totaliza 11.853 mortes pela Covid-19.
Os números da covid-19 são atualizados, diariamente, pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).
O início da pandemia no Brasil
Período em quarentena
O governador Paulo Câmara anunciou, em pronunciamento nesta quinta-feira (25), que o período de quarentena em Pernambuco foi prorrogado até o próximo dia 31 de março.
Ao todo, serão 14 dias de medidas restritivas mais intensas para evitar a propagação da covid-19.
De acordo com o secretário estadual de saúde, André Longo, um novo Plano de Convivência entrará em vigor em todo o Estado entre os dia 01 e 25 de abril.
Durante o período de quarentena em Pernambuco, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias.
Além desses, também está proibida a abertura de salões de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho.
Além disso, escolas e universidades; clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais.
Já as igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.
O que é coronavírus?
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.
Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
- Covid-19: sequelas da doença podem ser permanentes, aponta estudo
- Vacina contra covid-19 pode afetar fluxo menstrual, aponta estudo
- Covid longa: problemas de ejaculação e redução da libido estão entre sintomas mais comuns, segundo estudo. Entenda a síndrome
- Idosos que tiveram covid têm risco aumentado em 69% para Alzheimer, indica estudo
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.