Crime

Serial killer de Brasília: após ser confundido com Lázaro Barbosa, homem é sequestrado e brutalmente agredido

Vítima foi sequestrada, agredida e abandonada, por moradores acreditarem que fosse Lázaro Barbosa, o criminoso procurado em Goiás

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 23/06/2021 às 10:44 | Atualizado em 08/06/2022 às 21:47
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um homem foi espancado, após ser confundido com Lázaro Barbosa, "serial killer de Brasília", acusado de assassinar uma família em Ceilândia (DF) há duas semanas e, desde então, ser o mais procurado em Goiás e região. A agressão aconteceu nessa terça-feira (22).

>> Terror em Goiás, reféns, rituais, carta, 'Satan', caçador, entrevistas: veja principais fatos, em 2 semanas de buscas por Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília 

O crime

O rapaz, após ser agredido brutalmente por moradores que acreditaram que ele fosse o assassino foragido, foi abandonado às margens da rodovia BR-262, em Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A vítima, que tem 27 anos, afirmou à polícia que foi sequestrada e depois sofreu a violência.

>> Lázaro Barbosa: caçada chega ao 15º dia; Nas últimas horas, houve novo tiroteio e buscas na mata 

Relato

Em depoimento, ele afirmou que foi levado por quatro homens encapuzados até uma área de mata, local onde foi agredido. Depois, andou por quilômetros, mesmo com lesões no tórax e na cabeça. Ele foi levado a um hospital.

Socorro negado

Além de ser alvo da fúria dos moradores, muitas pessoas que passavam pelo local negaram socorro ao rapaz, já que também confundiram o homem com Lázaro. A polícia e o Corpo de Bombeiros foram acionados.

Passagem pela polícia

O homem tem passagens por tráfico, de acordo com a Polícia Militar, e pode ter sido agredido por cobrança de dívida de drogas.

>> Serial killer de Brasília: Disque Denúncia do caso Lázaro Barbosa recebeu mais de mil ligações, em 24h; veja atualização das buscas

>> Saiba quais animais Lázaro Barbosa pode ter abatido e comido durante fuga na mata 

Tiroteio

A polícia agora segue uma nova pista, que apareceu na noite dessa terça-feira (22). O caseiro de uma propriedade rural afirmou ter trocado tiros com o bandido, em Cocalzinho de Goiás, onde as buscas são feitas.

Por volta das 22h, os policiais entraram na mata para tentar localizar o homem. Sem sucesso, as equipes retornaram à base, por volta das 00h. As buscas devem continuar, pela área, ao longo do dia. 

>> Caso Lázaro Barbosa: Relembre momentos dramáticos da tentativa de capturar o ''serial killer de Brasília''

>> Lázaro Barbosa se entregou à polícia? O que se sabe sobre o paradeiro dele? Veja últimas informações e resumo das buscas

>> Lázaro Barbosa: serial killer de Brasília revira casa, rouba carregador de celular e faz famílias se mudarem em Goiás 

Apoio

Além disso, o Exército forneceu 40 rádios comunicadores para que as equipes possam utilizar durante as incursões na área. A polícia tem recebido doações e apoios materiais e morais de vários setores da sociedade, como entes públicos e privados, desde o início da operação.

"Os policiais nunca estiveram desamparados", explica a nota.

A força-tarefa também tem contado com a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que segue em apoio, nas ações das forças de segurança pública. 

>> Serial killer de Brasília: Veja quem é o caçador que se juntou à polícia para procurar por Lázaro Barbosa, neste 14º dia de buscas

>> Serial killer de Brasília: Justiça do Distrito Federal nega pedido da defesa de Lázaro Barbosa de proteção física e mental 

Disque denúncia

O Governo de Goiás ressalta ainda que, em 24 horas de funcionamento, o disque denúncia aberto para captar informações sobre o paradeiro de Lázaro Barbosa, recebeu mais de 1.000 denúncias. No entanto, boa parte destas ligações são provenientes de trotes ou informações que não contribuem para a operação.

Ainda assim, a Secretaria solicita quaisquer informações que possam contribuir para a captura do suspeito e, para isso, foi disponibilizado o número 061 99839-5284

Invasão de casa

O suspeito, após trocar tiros com a polícia, na última quinta (17), no bairro onde o pai mora, voltou, no sábado (19), e revirou a casa de uma senhora. Um carregador de celular foi roubado e o criminoso conseguiu fugir. 

 >> Defesa de Lázaro Barbosa se manifesta e pede proteção física e mental caso ele seja preso; veja o que diz documento

>> Lázaro Barbosa: Há três dias sem ser visto, polícia intensifica buscas; confira detalhes

>> Vídeo antigo mostra Lázaro Barbosa agradecendo ao ganhar bicicleta: 'Que Deus abençoe vocês' 

Pedido da defesa

A juíza da Vara de Execuções Penas do Distrito Federal, Leila Cury, não conheceu o pedido formulado pela Defensoria Pública do DF em favor do réu Lázaro Barbosa de Sousa, "serial killer de Brasília", que se encontra foragido e há 14 dias é procurado pelas forças policiais do DF e de Goiás, após cometer vários crimes. 

 

Infiltrado

Uma pessoa que fingiu ser policial se infiltrou entre as equipes e entrou em local restrito aos agentes que participam da ação, em Cocalzinho, Goiás (GO).

O homem, que chegou a dar informações e afirmou ser de outra equipe, foi detido na madrugada desse domingo (20).

Polícia aposta no cansaço

A Polícia aposta no desgaste emocional e no cansaço físico para tentar capturar o Lázaro Barbosa.

"Ele está a cada dia mais cansado, mais acusado. Não deixa, de maneira nenhuma, de ser perigosíssimo, mas está nas últimas forças. Tenho quase certeza que cheguei a vê-lo, a 1 km de distância, do outro lado de um vale. A aparência dele não era de pessoa ferida", chegou a comentar com a imprensa o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Rodney Miranda.

Essas aparições do fugitivo, que teve seu perfil traçado como sendo de um psicopata, sugerem, portanto, maior aproximação da operação policial com a localidade exata do fugitivo.

Com o cerco policial se fechando, a tendência é que Lázaro sofra mais estresse, aponta Cássio Thyone, perito criminal aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal e membro do conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

"Ele precisa dormir, se alimentar, vencer o próprio estresse psicológico. Tempo é o fator que favorece quem está tentando encontrar a pessoa e não quem está tentando fugir", complementa.  

 

Governador de Goiás

Apesar disso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), declarou, no mesmo dia, que as buscas podem durar até um mês. "Eu pedi o máximo de cautela. Temos tempo. Não precisa atropelar [...] Ele está cercado, dentro da circunscrição e não vai escapar de ser capturado. Pode ter 10, 20, 30 dias", disse o governador.

Para o governador, "qualquer coisa que aconteça, vindo do sujeito, é muito explicável. Ele é assassino. Tudo depende de como é que ele vai se comportar, se vai reagir, ter processo de ansiedade, enfrentar ou continuar. Ele tem a característica do habitat. Ele sabe onde está pisando".

 

>> Pai de santo fala sobre objetos de rituais filmados que supostamente seriam de Lázaro Barbosa; veja vídeo

>> Melhor amigo de Lázaro Barbosa concede entrevista: 'Ele tem artimanha'; confira

 

Fake news

A Secretaria de Segurança de Goiás também aponta dificuldades de apuração do caso, pelo excesso de fake news. Os agentes têm recebido falsas informações sobre o suspeito, o que, segundo Miranda, tira tempo das investigações.

"É um problema sim. Não só essa fake news [de que Lázaro estaria em um cemitério], como outra de que ele já havia sido baleado, que já estava morto. Tudo isso atrapalha, porque não só a nossa Inteligência, como as unidades de operação, tem que checar. Às vezes a gente deixa de atender mais rapidamente uma informação procedente, para atender uma que não tem relevância", disse, na última 5ª feira.

 

>> É falso vídeo que circula no WhatsApp mostrando suposta captura de Lázaro Barbosa, o serial killer de Brasília

>> Por que Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, ainda não foi capturado?

 

Os crimes

Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia no último dia 9 de junho. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.

O foragido também é apontado como responsável pelo sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. O corpo dela foi encontrado no dia 12 à beira de um córrego, próximo da casa onde a família morava. Na terça-feira (15), ele fez uma família refém em uma chácara e atirou em um policial, que foi atingido de raspão.

Lázaro também é investigado pela morte de um caseiro em Girassol, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato da família.

 

Quem é Lázaro Barbosa?

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, nasceu no município de Barra do Mendes, na Bahia, a 500 km de Salvador. O suspeito é casado e tem dois filhos. Criado na mata, no passado, ele já ficou foragido da polícia da Bahia por 15 dias.

Em Barra do Mendes, ele cometeu ao menos dois assassinatos, depois mudou de estado para dar sequência a sua empreitada criminosa.

 

Lázaro Barbosa é serial killer?

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então. Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns. O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada.

 

Confira a cobertura sobre o caso