investigação

Após morte de grávida e bebê no Recife e família denunciar negligência médica, veja como estão as investigações

Uma mulher grávida de 38 semanas perdeu bebê após passar por três hospitais, de acordo com os familiares da vítima

Robert Sarmento
Robert Sarmento
Publicado em 11/08/2021 às 18:23 | Atualizado em 16/02/2022 às 15:45
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

A jovem Vanessa Karine estava grávida de 38 semanas e morreu um dia depois de perder o filho. De acordo com a família, ela passou por três hospitais de Pernambuco e não foi atendida como deveria.

Por isso, denunciam que houve negligência médica. A mulher, de 24 anos, era natural do município de Machados, no Sertão do Estado, e teve a morte confirmada na terça-feira (10).

Os familiares cobram que a polícia investigue se houve algum erro durante as transferências. Saiba como estão as investigações e as respostas hospitais:

"Ela se preparou para ter o filho na cesária, porque tinha medo de ter em parto normal. O pré-natal estava tudo certo. No último domingo, ela sentiu a boca dormente, dor de estômago, dor de barriga. No primeiro hospital, tudo indica que o que deram nela foi injeção. Não examinaram. Foi quando transferiram ela para Nazaré.", diz Edileuza Mendes, sogra de Vanessa e avó da criança, em entrevista à reportagem da TV Jornal.

> Grávida de 38 semanas é enterrada, e veja histórico de transferências dos hospitais após família denunciar negligência médica

A produção da TV Jornal entrou em contato com os hospitais citados, além do Governo de Pernambuco e da Polícia Civil para obter uma reposta sobre a morte de Vanessa Karine.

Até o momento, apenas a polícia respondeu.

Confira a nota da de Polícia Civil na íntegra:

A Polícia Civil de Pernambuco informa que registrou, no dia 10 de agosto, na Delegacia de Polícia da Várzea, ocorrência de Morte a Esclarecer, na Cidade Universitária, município de Recife, Pernambuco. Segundo relato da noticiante, uma mulher de 44 anos, no dia 09 de agosto, sua nora de 24 anos teve um bebê num hospital no município de Nazaré da Mata que nasceu morto

Confira a nota do Cremepe na íntegra:

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) informa que notícias de fato que envolvam possível infração ao Código de Ética Médica, são encaminhadas para a corregedoria desse Conselho para avaliar abertura de sindicância “ex-offício” para apuração dos fatos. A partir de então, o expediente corre em sigilo processual, para não comprometer a investigação, e segue o que estabelece o Código de Processo Ético Profissional (CPEP) – Resolução CFM Nº 2.145/2016.

Confira a nota do Hospital Ermírio Coutinho na íntegra

A direção do Hospital Ermírio Coutinho informa que, às 8h da última segunda-feira (9/8), a paciente citada pela reportagem deu entrada na unidade em estado gravíssimo, encaminhada de serviço municipal. A mulher, que estava com idade gestacional de 38 semanas, passou por cesárea de emergência que constatou o óbito fetal, intra-uterino. A paciente foi submetida a histerectomia subtotal, recebeu transfusão de sangue e, após estabilização, foi transferida, no mesmo dia, ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). É importante destacar que a gestante recebeu toda a assistência necessária da equipe multiprofissional do Hospital Ermírio Coutinho, passando por todos os procedimentos necessários diante do seu quadro clínico.

Por fim, a direção da unidade, referência em obstetrícia para a região, reforça o compromisso e o empenho na assistência materno-infantil e solidariza-se com os familiares da paciente neste momento de dor.

Relembre o caso

Ela foi transferida para o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP, no Recife, na noite da segunda-feira (09), mas teve uma parada cardíaca e morreu por volta das 10h30 da terça-feira (10).

Antes disso, a criança foi retirada por volta das 8h, no Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata.

Ainda quando estava no município de Machados, a mulher passou mal e foi socorrida para o Hospital Edson Álvares.

> Hospital de Nazaré da Mata se manifesta sobre grávida que perdeu o bebê e morreu no Recife

A sogra da vítima, Edileuza Mendes, relembrou toda a história com tristeza e lamentação.

"Na segunda-feira de manhã, ela foi transferida para o segundo hospital. Aí foi quando o meu filho ligou para mim. Eu subi correndo para Machados, quando cheguei lá e vi a situação que ela estava. Sem um pingo de sangue, sem reação nenhuma. Totalmente morta", lamentou dona Edileuza, aos prantos.