Surto de gripe

GRIPE H3N2: Como cuidar da gripe H3N2? Qual o período de transmissão da H3N2? Quais os sintomas? Saiba tudo sobre a doença

O surto da nova gripe, Influenza A H3N2, tem preocupado a população brasileira e especialistas

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 29/12/2021 às 8:39 | Atualizado em 29/12/2021 às 8:51
Notícia
Pixabay
Estimativa do IBGE é que 22,1 milhões de pessoas tenham tido um ou mais seguintes de gripe, como febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar e nariz entupido ou escorrendo - FOTO: Pixabay

O surto da nova gripe, causada pela variante Darwin do vírus Influenza A H3N2, que tem atingido pessoas de diversos estados do Brasil, está preocupando a população e os especialistas. Muita gente tem se perguntado como tratar a doença.

Crianças pequenas, idosos, gestantes e pessoas com comprometimento da saúde, como doença respiratória ou cardíaca, obesidade e diabetes estão mais suscetíveis a complicações, assim como quem negligencia o tratamento da gripe.

Como cuidar da gripe H3N2? 

Segundo médicos ouvidos pelo UOL, o tratamento contra a gripe H3N2 deve ser feito com medicamentos que combatam os sintomas da nova gripe. 

A obstetra obstetra Monique Novacek reforçou que é preciso manter todos os cuidados da pandemia, lavar as mãos, evitar aglomeração, usar máscara, para evitar se contaminar. 

No caso de sintomas, é preciso procurar imediatamente uma unidade médica. "Vocês que têm o mínimo sintoma de febre, dor de garganta, mal estar, tosse, procure uma unidade de saúde, não deixe passar muito tempo", alertou a médica.

Qual o período de transmissão da gripe H3N2?

O período de transmissão do vírus Influenza A H3N2, da nova gripe, em crianças, é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias.

A doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas.

Gripe H3N2 em gestantes

A médica ginecologista e obstetra Monique Novacek falou sobre os riscos e cuidados que as grávidas devem ter. 

"Na gestação pode acabar tendo um quadro de pneumonia, de perda respiratória grave.Esse vírus na gestação, o tratamento antiviral deve ser iniciado, claro que com recomendação médica, com cuidados, hidratação, isolamento", explica a médica.

Sobre os cuidados que as gestantes devem ter, a médica diz que "os cuidados têm que continuar, não só pela covid, mas também pela gripe. Evitar aglomeração, ambientes fechados, continuar usando a máscara, lavar sempre a mão", enumerou a médica.

Além desses cuidados, "não ficar com a mão no nariz ou na boca, se alguém tossiu e espirrou, ter cuidado, imunidade melhor, plano bom, boa alimentação, não ir a lugares com surtos maiores, se resguardar, evitar o contato com o vírus. Não é para se desesperar, mas é preocupante. Mas a parte dela tem que ser feita".

Tem medicação para H3N2? Qual remédio tomar para H3N2?

As medicações para a gripe H3N2 são aquelas que combatam diretamente os seus sintomas. No entanto, a recomendação é que sempre se procure um médico ou especialista. Automedicação é arriscado e pode trazer problemas de saúde.

Outra dica é, caso você não esteja com sintomas de gripe, tomar a vacina contra a gripe. Ela ajuda a combater os vírus da Influenza [veja mais abaixo].

Tem teste para Influenza H3N2?

O teste para detectar a influenza A H3N2 é parecido com da covid-19, ou seja, por coleta de material nasal.

Por conta disso, para ajudar no diagnóstico dos casos, a Secretaria de Saúde do Recife passou a processar todos os testes do tipo RT-PCR colhidos em pessoas sintomáticas tanto para covid-19 como para influenza.

Além disso, quem tiver sintomas gripais pode procurar nas farmácias o teste 3 em 1m, que é capaz de identificar se a pessoa está com o novo coronavírus ou influenza A e B.

O teste farmacêutico é realizado por meio de uma amostra coletada pelo nariz, pela nasofaringe ou pela orofaringe. Ele identifica a presença de antígenos virais do coronavírus e da influenza, e leva 15 minutos para apresentar os resultados.

O teste 3 em 1 é indicado para três situações bem específicas: quando o paciente tem sintomas de influenza; para pessoas com sintomas de covid entre três a seis dias; ou para uma pessoa assintomática que teve contato com um doente.

Apesar de identificar a presença do coronavírus ou da influenza, o teste 3 em 1 não identifica a carga viral do paciente e nem qual variante dos vírus está presente.

Onde realizar o teste para H3N2 no Recife?

A Secretaria de Saúde do Recife oferece oito pontos fixos de testagem gratuita que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

  • Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro
  • Upinha Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério
  • Centro de Saúde Professor Mário Ramos, em Casa Amarela
  • Upinha Vila Arraes, na Várzea
  • Centro de Saúde Professor Romero Marques, no Prado
  • Centro Social Urbano (CSU) Afrânio Godoy, na Imbiribeira
  • Upinha Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição
  • Policlínica Arnaldo Marques, no Ibura

Quais os sintomas da H3N2?

Os principais sintomas da H3N2 são coriza, tosse, for de garganta, dor no corpo, dor de cabeça, fraqueza e febre. No entanto, em casos mais graves, alguns pacientes podem precisar ser internados.

A vacina da gripe protege contra H3N2?

Para impedir que a gripe H3N2 avance e concorra com a Covid-19, que vive seu momento de retorno de casos, será necessário intensificar a imunização.

A vacina da gripe, disponível para todos os brasileiros nos postos de saúde, ajuda a proteger contra esse novo subtipo do influenza, que foi batizado de H3N2 Darwin, embora ele em si não esteja contemplado na fórmula.

Ou seja, a vacina da gripe não protege diretamente contra a H3N2, mas ajuda a combater o vírus. Assim, especialistas recomendam que todos tomem a vacina contra a gripe.

A gripe H3N2 pode matar?

Sim. Em casos graves, o vírus Influenza A H3N2 pode matar. Estados como Pernambuco, Paraná e Rio de Janeiro já registraram óbitos causados pela cepa, em 2021.

 

Qual o tempo de isolamento para quem estiver com sintomas da H3N2?

De acordo com o médico Felipe Duarte, gerente de Pacientes Internados e Práticas Médicas do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou à revista Veja que quem apresentar os sintomas da variante deve ficar sete dias em isolamento.

Ainda segundo o especialista, é importante que o paciente procure repousar, mantenha a boa alimentação, hidrate-se e utilize medicamentos para amenizar dores e febre.

Como saber se  o sintoma é de gripe H3N2 ou de covid-19?

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas com sintomas não sabem se estão com a covid-19 ou gripe.

Para se realizar um diagnóstico, a primeira indicação é uma consulta com um especialista. Caso você queira saber as diferenças entre as doenças, pode consultar os sintomas de ambas as doenças.

Sintomas de gripe H3N2 e de covid-19

  • Congestão nasal
  • Dor no corpo
  • Dor na garganta
  • Febre alta
  • Tosse
  • Garganta inflamada

Fatores específicos da gripe H3N2

  • Sintomas mais intensos no início do quadro
  • Melhora após o 5º dia de doença

Sintomas específicos da covid-19

  • Covid-19
  • Sintomas mais intensos entre o 5º e o 7º dia
  • Perda de olfato e paladar (na infecção pela ômicron, contudo, esses sinais não têm sido mais tão observados)
  • Piora do sintomas pode ocorrer a partir do 7º dia de doença

Veja o que se sabe sobre a gripe H3N2, tratamento e cuidados

Estados do Brasil registram surto de gripe

Comentários