Vacinação

Vacina protege contra a gripe H3N2? Qual é o intervalo entre as vacinas da gripe e da covid-19? Pode tomar vacina da gripe estando gripado?

A nova gripe, influenza A H3N2, já causou mortes em alguns estados brasileiros, inclusive Pernambuco

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 23/12/2021 às 10:37 | Atualizado em 20/07/2023 às 15:46
Notícia
Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
Vacina contra a gripe não protege contra a H3N2, mas é indicada - FOTO: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

Surtos de gripe estão sendo registrados em todo o Brasil e cada vez mais deles são da nova cepa do vírus da Influenza, a gripe H3N2 (Influenza A).

A nova gripe, influenza A H3N2, já causou mortes em, pelo menos 6 estados, inclusive Pernambuco.

 Pelo menos, 10 estados brasileiros registram surtos de gripe, muitos casos sendo da Influenza A, ou gripe H3N2.

Por causa desse aumento do número de casos, tem muita gente buscando vacina contra a gripe, mas ficam algumas dúvidas sobre sua aplicação e eficácia.

Vacina da gripe funciona contra a gripe H3N2?

A nova gripe, linhagem Influenza A H3N2, não foi incluída na composição dos atuais imunizantes contra a influenza. Assim, a vacina da gripe ainda não tem proteção contra o H3N2.

No entanto, os especialistas indicam tomar a vacina contra a gripe assim mesmo. 

"A vacina protege contra outras cepas. É muito importante que as pessoas que participam dos grupos prioritários e que não tomaram a influenza que procurem tomar essa vacina da gripe", afirma Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunização.

Vacina da covid-19 e vacina da gripe

Não é mais necessário aguardar os 15 de intervalo entre os imunizantes da covid-19 e da gripe.

Busca pela vacina contra a gripe aumenta, por causa da H3N2

As unidades de pronto-atendimento estão lotadas em várias cidades e alguns postos de saúde já têm falta da vacina contra a gripe. O aumento no número dos casos tem provocado uma corrida atrás da vacina.

Nas clínicas particulares de vacinação de Belém, por exemplo, a procura pelo imunizante cresceu 100%. Na região metropolitana, as prefeituras de Ananindeua e Benevides já estão sem estoque.

Em São Paulo, o Instituto Butantan vai entregar um lote de 1 milhão de doses da vacina contra a gripe para a prefeitura.

A aplicação já começa na sexta-feira (24), e os alvos serão gestantes, lactantes, crianças de seis meses a cinco anos e pessoas acima de 70 anos, que ainda não se imunizaram este ano.

Em Fortaleza, um shopping está aplicando a vacina gratuitamente.

VEJA TAMBÉM: GRIPE H3N2: Onde tem tratamento para a Influenza H3N2 online e de graça?

Pode tomar a vacina da gripe estando gripado?

A vacina da gripe não é indicada para quem tiver sintomas moderados ou graves da doença.

 Ou seja, febre alta, desarranjos intestinais intensos, dores musculares e por aí vai são sinais de que você deve adiar por uns dias a vacinação.

“Na verdade, pedimos a qualquer pessoa com sintomas moderados ou graves de uma possível infecção para esperar um tempinho antes de receber a vacina da gripe ou qualquer outra”, afirma o pediatra Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).

Por que não pode tomar vacina da gripe estando gripado?

Essa indicação não dis respeito à segurança ou eficácia do imunizante contra a gripe, essas são garantidas. O problema é que a aplicação da vacina em uma pessoa doente dificulta para o médico.

Ele fica sem saber se a evolução da doença tem a ver com alguma reação à vacina ou um agravamento da infecção que o paciente já apresentava antes de se vacinar.

Até porque, em alguns casos, a vacina desencadeia alguns sintomas leves, como febre baixa e dores no local da aplicação.

Em uma pessoa já gripada (ou com outra infecção), esses sintomas podem ser confundidos com um retorno ou agravamento da doença.

Aí o profissional de saúde não sabe se deve entrar com um tratamento específico ou apenas esperar os sinais passarem.

A H3N2 pode matar? Quais os sintomas?

 

Comentários