Imposto de Renda

IMPOSTO DE RENDA 2022: Como saber se estou na malha fina?

De acordo com a Receita Federal, pelo menos 600 mil declarações do Imposto de Renda entregues em 2021 estão na malha fina

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 16/02/2022 às 9:04 | Atualizado em 16/02/2022 às 9:52
Notícia
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Prazo declaração Imposto de Renda 2022 será menor; confira - FOTO: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

“Cair na malha fina” é a situação que ocorre quando as declarações de Imposto de Renda ficam retidas pela Receita Federal por inconsistência nas informações ou por erros cometidos pelos contribuintes.

As principais falhas estão relacionadas à omissão de rendimentos do titular ou de dependentes, informações cadastrais incorretas ou até gastos mensais inconsistentes.

Outra situação bastante comum ocorre quando a Receita Federal retém declarações por falta de documentos que possam comprovar as informações e os rendimentos 

Desde 2019, os contribuintes que caem na malha fina são informados após 24 horas da entrega do documento, o que facilita o processo de correção e regularização de pendências. O mesmo deve ocorrer em 2022.

Como saber se estou na malha fina? 

Quando o cidadão cai na malha fina, ele não recebe a restituição até que seja enviada uma retificação à Receita Federal apresentando documentos que comprovem a veracidade das informações declaradas. 

Para saber se há pendências em sua declaração, basta acessar o seu extrato de declaração e ir na seção de "Pendências de malha" - ela irá informar por que a sua declaração foi retida e quais informações precisam ser corrigidas. 

 

Quais são as consequências de cair em malha fina? 

Além de não receberem a restituição, alguns contribuintes precisam pagar multas. Em determinados casos, o valor da multa pode chegar a até 75% do valor total com juros. 

Outras consequências de cair na malha fina são: 

  • ser denunciado por crimes ligados à sonegação fiscal;
  • ficar “na mira” do Fisco pelos próximos anos;
  • ser impedido de assumir cargos públicos;
  • não poder tirar ou atualizar o passaporte;
  • não poder fazer empréstimos ou financiamentos;
  • não poder abrir conta em banco.

Como sair da malha fina?

Para sair da malha fina, é preciso preencher uma declaração de retificação do Imposto de Renda a fim de apresentar ao Fisco os documentos necessários para a correção de informações.

O procedimento pode ser feito através do mesmo programa utilizado para enviar a primeira declaração.

Vale ressaltar que, apesar de obter a retificação, o contribuinte precisa pagar uma multa à Receita Federal caso ainda possua impostos pendentes.

 

 

Comentários