IR

Extrato INSS para Imposto de Renda 2022: saiba como conseguir

O documento serve para que os beneficiários do INSS possam fazer a declaração do Imposto de Renda sem dificuldades

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 16/02/2022 às 9:48 | Atualizado em 16/02/2022 às 9:52
Notícia
Divulgação
O "Meu INSS" é um aplicativo criado pela Previdência Social para acessar os benefícios previdenciários e assistenciais destinados aos trabalhadores, que cumprem os requisitos da lei. - FOTO: Divulgação

O extrato INSS é um documento que apresenta o informe de rendimentos anual do aposentado ou pensionista pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Além disso, esse comprovante do INSS para Imposto de Renda auxilia também na declaração dos valores recebidos pelo beneficiário durante o ano anterior, sendo fundamental para o preenchimento adequado da declaração anual de ajuste do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Como tirar o extrato INSS para o Imposto de Renda? 

Para emitir o extrato INSS, o cidadão não precisa comparecer a uma unidade física do instituto. Isso porque, todo o procedimento pode ser realizado digitalmente. 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social podem obter esse documento através do site ou aplicativo Meu INSS

Confira abaixo o passo a passo para emitir o extrato INSS:

  • Acesse o portal ou aplicativo Meu INSS;
  • Insira login e senha ou, se esse for o seu primeiro acesso, forneça os dados solicitados na área de login para o seu cadastro;
  • Clique na opção “Extrato para o Imposto de Renda” do lado esquerdo da página;
  • Emita o documento.

Como declarar o extrato INSS no Imposto de Renda? 

Os rendimentos do INSS devem ser declarados na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ". Entretanto, vale ressaltar que os aposentados com 65 anos ou mais possuem uma isenção de R$ 1.903,98 por mês ou 22.847,76 ao ano referente a esse rendimento. 

Além disso, outros grupos também estão isentos, a saber, os proventos de aposentadoria ou reforma motivada por acidente em serviço, observados por portadores de doenças graves.

Esses, precisam declarar o Imposto de Renda na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis"

Demais informações estão disponíveis no informe de rendimentos do INSS, o que inclui as parcelas isentas e tributáveis do benefício.

Comentários