Benefício

AUXÍLIO GÁS: Não tem pagamento em fevereiro; Valor vai aumentar? Vai ter mais Auxílio Gás em 2022? Como é o cadastro?

Auxílio Gás é um benefício pago pelo governo federal aos brasileiros para ajudar na compra do botijão de gás de cozinha

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 16/02/2022 às 10:45 | Atualizado em 17/02/2022 às 15:27
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
O Auxílio Gás costuma ser pago junto com o calendário do Auxílio Brasil - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil

Em nova versão do seu parecer aos dois projetos que buscam reduzir o preço dos combustíveis, o PL 1.472/2021 e o PL 11/2020, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) falou também sobre o Auxílio Gás.

Nessa terça-feira (15), ele sugeriu a ampliação do auxílio gás para este ano. A medida tem impacto estimado de R$ 1,9 bilhão [saiba mais abaixo].

 

O relator também considera que o projeto do auxílio gás, aprovado no ano passado na Câmara, tem "vícios de inconstitucionalidade" e que as partes afetam autonomia de estados e municípios no sobre a fixação do ICMS.

Veja também: 

O que acontece se o Auxílio Gás for ampliado?

O objetivo, segundo o senador, é atender 11 milhões de famílias, o dobro das 5,5 milhões já atendidas pelo programa.

As propostas, que também podem ajudar a reduzir o preço da gasolina e do diesel, foram incluídas na pauta do plenário do Senado de amanhã (16) pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

"O art. 7º do substitutivo prevê que o Auxílio Gás dos brasileiros atenderá, em 2022, a 11 milhões de famílias, dobrando sua meta de atendimento em relação aos valores originalmente aprovados na lei orçamentária anual. Para atender a esse público adicional, seria necessário, grosso modo, dobrar o orçamento do Programa, com mais R$ 1,9 bilhão", prevê a proposta.

Tem pagamento do Auxílio Gás em fevereiro?

Neste mês, não haverá pagamento do Auxílio Gás, junto com o calendário do Auxílio Brasil, como de costume. O Auxílio Gás beneficia 5,5 milhões de famílias, até o fim de 2026.

Quando vai ter novo pagamento do Auxílio Gás?

O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, só é pago a cada dois meses e retornará em março.

Auxílio Gás cadastro

Só pode fazer parte do Auxílio Gás quem está incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Ou seja, não existe um cadastro no Auxílio Gás, é só estar inscrito no CadÚnico e cumprir com os requisitos do programa.

Comentários