Tributos

IMPOSTO DE RENDA 2022: Como consultar se estou na malha fina

Além de não receber a restituição, quem cai na malha fina também paga multas à Receita Federal; saiba como consultar se você caiu na malha filha

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 17/02/2022 às 9:24 | Atualizado em 23/02/2022 às 8:36
Notícia
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Prazo declaração Imposto de Renda 2022 será menor; confira - FOTO: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Quando o cidadão cai em "malha fina" significa que a sua declaração do Imposto de Renda ficou retida pela Receita Federal.

Isso acontece devido a inconsistências nas informações ou até por erros cometidos pelos contribuintes durante o preenchimento do documento. 

Em outros casos, a declaração pode ficar retida por falta de documentos que comprovem as informações e os rendimentos que foram declarados pelo cidadão. 

Segundo dados da Receita Federal, ao menos 600 mil declarações do Imposto de Renda que foram entregues em 2021 estão na malha fina. 

Como consultar se estou na malha fina? 

O ano de 2022 deve seguir as mesmas regras dos anos anteriores e todos os contribuintes que caem na malha fina devem ser informados sobre a sua situação após 24 horas da entrega do documento.

Para consultar se você caiu na malha fina, basta acessar o seu extrato de declaração e clicar em "Pendências de malha" - ela irá apresentar por qual motivo a sua declaração foi retida e quais informações precisam ser corrigidas. 

O cidadão que se encontra nesta situação fica impossibilitado de receber a restituição até que seja enviada uma retificação à Receita Federal com os documentos que possam comprovar as informações  declaradas. 

Existe multa para quem cai em malha fina? 

Depois da regularização da situação do contribuinte e mesmo com a restituição em mãos, em caso de ainda existir pendências de impostos, o cidadão é obrigado a pagar multas à Receita Federal.

O valor da multa é de 0,33% por dia de atraso da entrega da declaração retificada, ficando limitada a 20% do valor do imposto devido. A esse valor é somada a cobrança de juros de mora, equivalente à variação da taxa Selic acumulada no mesmo período.

Comentários