Dataprev

ABONO SALARIAL PIS 2022: Dataprev pode incluir quase 2 milhões de trabalhadores; saiba sobre consulta

A maior reclamação sobre o abono salarial hoje é "meu PIS não caiu na conta". A Dataprev pode incluir 2 milhões de trabalhadores no PIS 2022

Karina Albuquerque
Karina Albuquerque
Publicado em 25/02/2022 às 10:34
Notícia
MARCOS SANTOS/USP IMAGENS
A modalidade do Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil tem estado em processo de regulamentação pelo Ministério da Cidadania - FOTO: MARCOS SANTOS/USP IMAGENS

Os pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep 2022 já começaram, mas muitos trabalhadores estão tendo problemas para receber.

Dataprev pode incluir mais gente no abono salarial do PIS/Pasep 2022

A empresa de tecnologia Dataprev está fazendo a revisão automática nos cadastros de 1,9 milhão de beneficiários, que podem ter direito ao pagamento, mas não entraram na lista dos habilitados ao abono salarial de 2022 por conta de erro de processamento nos dados dos beneficiários.

Essas são as pessoas que vêm sofrendo e perguntando "PIS não habilitado, o que fazer" e "meu PIS não caiu na conta da Caixa, o que fazer". São as perguntas mais feitas na internet.

Dataprev consulta PIS 2022

Com a revisão dos cadastros do PIS 2022, a Dataprev informou que amplia o cruzamento de dados para confirmar a data correta de vínculo do trabalhador.

A consulta do PIS 2022 com os trabalhadores que receberão o PIS no novo lote será liberada a partir de 16 de março.

Divergência entre as informações declaradas no primeiro vínculo e demais bases do governo

É o tipo de erro que levou a Dataprev a reprocessar os dados de 1,9 milhão de trabalhadores.

Ao fazer o cruzamento dos cadastros dos trabalhadores, a Dataprev identificou divergências entre as informações declaradas no primeiro vínculo da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e as demais bases oficiais de registros trabalhistas.

O resultado dessa nova análise deve sair em 16 de março, quando os trabalhadores devem fazer nova consulta para saber se receberão o benefício.

Abono salarial ano-base 2019

Em 2022, cerca de 154 mil trabalhadores que tiveram erro no processamento do abono salarial do PIS de 2019 e Pasep também recebem o benefício.

Quem se esqueceu de sacar em anos anteriores poderá solicitar o abono a partir de 31 de março, quando o calendário regular de pagamentos de 2022  será encerrado.

Pagamento do PIS 2022: Cuidado para não perder

Trabalhadores inscritos no PIS têm direito ao abono salarial, mas podem perder caso não sigam as regras para o saque do PIS 2022. Saiba como não perder o benefício:

 

PIS em dobro: vai ter 2 PIS em 2022?

Uma das principais dúvidas dos beneficiários é se o PIS vai ser em dobro, em 2022. Todo mundo quer saber como vão ser os pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep 2022. Veja abaixo:

Quando será pago o PIS ano base 2021?

O abono de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos.

Recebe agora quem trabalhou formalmente por, pelo menos, 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Ainda não há data para quem trabalhou em 2021.

PIS não habilitado, como resolver

O que fazer se estiver como não habilitado o PIS 2022 na Carteira de Trabalho Digital? Confira abaixo.

Comentários