O pagamento do abono salarial PIS/Pasep foi iniciado na última terça-feira, 8 de fevereiro. Beneficiários já começaram a receber o dinheiro. Porém, alguns trabalhadores checam que o PIS consta como "não habilitado".
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Mas como deixar o PIS habilitado? Para ter acesso às informações do abono salarial na Carteira de Trabalho Digital, será necessário que o trabalhador faça o download ou atualize o aplicativo em seu celular, depois acesse a aba "Benefícios" e "Abono Salarial", para verificar se está apto para receber o benefício, bem como valor, dia e banco de recebimento.
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A data de pagamento e o respectivo banco de recebimento também podem ser acessados por meio do link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial.
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O número de telefone para consultar o PIS é o da central Alô Trabalhador, telefone 158, também estará disponível para atendimento.
A ligação é gratuita caso você ligue de um telefone residencial. Se for através do celular, o custo será de uma ligação local.
No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, há a opção de ligar para o telefone da Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
As cotas no Fundo PIS/Pasep, por sua vez, já estão liberadas para saque. No total, cerca de 10 milhões de trabalhadores podem realizar o saque do montante que chega a R$ 23 bilhões.
Apesar de serem diferentes, muitas pessoas confundem o abono salarial do PIS/Pasep com o Fundo do PIS/Pasep.
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Isso porque enquanto o abono salarial é pago anualmente, as cotas do PIS/Pasep são pagas uma única vez na vida. Elas são destinadas a trabalhadores que possuíram carteira assinada entre os anos de 1971 e outubro de 1988.
Neste último, em caso de falecimento do trabalhador, os herdeiros podem realizar o saque. Para saber se você tem direito ao saque, é necessário entrar em contato com a Caixa ou com o Banco do Brasil
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