IMPOSTO DE RENDA 2022: Quem recebe o Auxílio Emergencial deve declarar imposto?

Confira se quem recebeu o Auxílio Emergencial deve ou não incluir o programa na Declaração do Imposto de Renda 2022
Maria Clara Batista
Publicado em 16/02/2022 às 11:32
A Caixa Econômica Federal já lançou o aplicativo do Auxílio Brasil que começa a ser pago na próxima quarta-feira (17) Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


O Auxílio Emergencial foi recebido por mais de 30 milhões de famílias no ano de 2021 e, neste ano de 2022, uma das dúvidas mais comuns entre os beneficiados pelo programa é se quem recebe o Auxílio Emergencial deve ou não declarar o Imposto de Renda.

As normas para a entrega da Declaração de Imposto de Renda para o ano de 2022 ainda não foram divulgadas pela Receita Federal (RFB), todavia, no portal da RFB estão as orientações para a entrega da documentação. 

Marcello Casal JrAgência Brasil - IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019

De acordo com as normas, o Auxílio Emergencial é considerado um rendimento tributável para fins da Declaração Anual de Ajuste do Imposto de Renda Pessoa Física.

Ou seja, a regra determina que o cidadão precisa informar todos os rendimentos tributáveis recebidos por ele e seus dependentes financeiros.

Sendo assim, quem recebe Auxílio Emergencial ou possui dependentes financeiros que recebem o auxílio deve declarar o benefício no Imposto de Renda.

 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory