GUERRA NA UCRÂNIA: ataque da Rússia destrói maior avião do mundo, o Antonov Mriya An-225

Em meio à guerra que acontece na Ucrânia, ataque da Rússia destrói o maior avião do mundo, o Antonov An-225
Flávio Oliveira
Publicado em 27/02/2022 às 22:34
Antonov An-255 era considerado o maior avião do mundo e foi destruído pela Rússia, após ataque na Ucrânia Foto: JACK GUEZ / AFP


O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia confirmou que o exército russo destruiu o Antonov Mriya An-225, considerado o maior avião do mundo. O ataque aconteceu na tarde deste domingo (27), no contexto da guerra na Ucrânia, após o país ter invadido o território da nação rival.

 

Segundo Dmytro Kuleba, o avião foi destruído pelo segundo ataque aéreo sobre o aeroporto Hostomel, próximo à capital da Ucrânia, Kiev.

Antonov An-255, o maior avião do mundo

Somente esse modelo do avião, que era apelidado de ‘Mriya’ (‘sonho’ em português), existia. A destruição dele significa uma perda enorme para a aviação mundial.

O avião foi desenvolvido pela Ucrânia nos anos 1980. O An-225 foi construído para dar suporte ao programa espacial da antiga União Soviética e transportou o ônibus espacial ‘Buran’ (‘tempestade de neve’ em português), primeiro de sua linha produzido pelo programa soviético.

No Brasil

O maior avião do mundo já esteve no Brasil em dois momentos, em 2010 e 2016. Uma de suas visitas foi registrada por pessoas que estavam no Aeroporto de Viracopos, em São Paulo. Veja:

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory