Saúde

DEXAMETASONA: Saiba para que serve a dexametasona e quando tomar o corticoide

Medicação faz parte da classe dos corticosteroides e é um anti-inflamatório potente; saiba mais sobre a dexametasona

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 29/06/2022 às 23:27
Notícia
 USP Imagens
O esteroide dexametasona mostrou melhora no quadro de pacientes graves de covid-19 - FOTO: USP Imagens

A dexametasona é uma medicação que integra a classe dos corticosteroides, ou seja, versões sintéticas do cortisol, hormônio produzido naturalmente no corpo humano.

As suas principais funções são anti-inflamatória, antialérgica e imunossupressor. Desse modo, a dexametasona elimina os processos inflamatórios e alérgicos.

Por essa razão, o medicamento costuma ser indicado para reduzir sintomas de dor e coceira. Confira, nesta matéria, as principais indicações da dexametasona, bem como as precauções e efeitos colaterais.

Para que serve a dexametasona?

Por ser um anti-inflamatório, antialérgico e imunossupressor, a dexametasona costuma ser indicada para aliviar os sintomas e combater as inflamações em doenças:

  • reumáticas, como artrite reumatoide, por exemplo;
  • dermatológicas;
  • pulmonares; e
  • oftalmológicas.

Além disso, a medicação age contra reações alérgicas graves, bem como as alergias que afetam o sistema respiratório, como a asma e a rinite alérgica.

A dexametasona também tem um papel na recuperação dos pacientes com câncer que passaram pela quimioterapia, reduzindo náuseas e vômitos.

Como tomar a dexametasona?

A dexametasona pode ser encontrada na forma de comprimidos, pomada, colírio, injeção e até mesmo elixir, solução com álcool etílico.

Cada situação demanda um tipo de administração diferente da medicação. Por isso, é importante consultar um médico, que indicará o melhor uso.

Isso porque a pomada é utilizada nos casos de doenças dermatológicas, por exemplo, enquanto o colírio é usado em quadros que afetam os olhos.

Em todos os casos, a automedicação é contraindicada, especialmente por se tratar de um corticoide.

.

Reações, contraindicações e precauções no uso da dexametasona

Entre as principais reações adversas relacionadas à dexametasona estão a retenção de líquido, cicatrização lenta de feridas, hipertensão, acne, alterações na visão, redução no crescimento do corpo, entre outros.

A gravidade desses efeitos, contudo, é relacionada à duração do tratamento. Por isso, pacientes que estão em tratamentos longos com o corticoide devem ter acompanhamento médico de forma constante.

A dexametasona é contraindicada para as gestantes e lactantes. A razão para isso é o fato do leite materno receber parte dos corticoides, que podem afetar o crescimento da criança ou do feto.

No caso de crianças, o tratamento deve ser feito com cautela, já que o medicamento pode interferir no processo de crescimento. Idosos também devem ter cuidado ao usarem a dexametasona.

.

Uso da dexametasona no tratamento da covid-19

Apesar de não combaterem a infecção pelo coronavírus diretamente, os corticoides costumam desempenhar um papel importante nos tratamentos da covid-19.

Isso porque, entre os pacientes mais graves, corticoides como a dexametasona podem reduzir o tempo de internação nas UTIs e evitar mortes.

.

Comentários