Coronavírus pode sobreviver em carnes congeladas por semanas, revela estudo

De acordo com pesquisa, o vírus causador da covid-19 pode sobreviver em carnes congeladas por até um mês; entenda
Humberto Cassimiro
Publicado em 14/07/2022 às 19:24
Carnes bovinas, suínas, de frango e salmão foram utilizadas no experimento Foto: REPRODUÇÃO/PIXABAY


Um estudo conduzido por pesquisadores da Campbell University, nos Estados Unidos, revelou que o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, pode sobreviver em carnes congeladas por até um mês.

O artigo científico foi publicado na revista científica Applied and Environmental Microbiology e os cientistas utilizaram carne bovina, suína, de frango e de salmão na análise.

Os estudiosos deixaram as diferentes carnes em geladeiras a 4ºC, bem como em freezers a -20ºC, e expuseram os produtos a vírus com proteínas spike semelhantes ao novo coronavírus.

Três substitutos comuns do coronavírus em pesquisas científicas foram utilizados: um vírus de RNA com um envelope lipídico, um vírus da gastroenterite e um vírus da hepatite murina.

Como resultado, eles puderam perceber que o vírus resistia ao frio e propuseram a hipótese de que o coronavírus real (SARS-CoV-2) é mais resistente do que os substitutos utilizados no experimento.

De qualquer modo, o estudo acaba por ressaltar a importância de pesquisas sobre transmissão viral por meio da alimentação durante a pandemia, já que, segundo os pesquisadores, o vírus pode se replicar tanto no intestino quanto no trato respiratório de um indivíduo.

* Com informações do Canaltech

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory