Saúde

Cansado o tempo inteiro? Saiba 5 possíveis motivos

Estudo britânico revelou que uma em cada oito pessoas se sente exausta o tempo inteiro. Causas podem ser psicológicas, físicas ou influenciadas pelo estilo de vida

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 13/09/2022 às 20:49
Notícia
Freepik
Estresse pode ser um dos motivos do cansaço constante - FOTO: Freepik

Indisposição, cansaço, exaustão, fadiga. Muitas vezes, tais sintomas refletem um estilo de vida acelerado e conturbado. Entre algumas pessoas, a sensação de cansaço é tão constante que mesmo o tempo de descanso não consegue dar conta de recarregar as baterias.

Se sentir exausto tem sido uma sensação tão comum entre as pessoas que, segundo o National Healthcare System (NHS), o sistema público de saúde britânico, existe até mesmo uma sigla em inglês para isso: “TATT - tired all the time”, ou cansado o tempo inteiro, em tradução livre.

De fato, uma pesquisa realizada pela YouGov, empresa de pesquisa e análise de dados, revelou em janeiro deste ano que cerca de 13% da população — ou uma em cada oito pessoas — do Reino Unido se sente num estado constante de exaustão.

O problema, contudo, não se limita ao país europeu. Na realidade, o cansaço é um problema global e afeta também os brasileiros. Mas por que tantas pessoas se sentem exaustas?

Por que me sinto cansado o tempo todo?

É normal se sentir cansado de vez em quando por razões que já conhecemos: passar noites em claro, longos períodos trabalhando ou até mesmo bebês chorando durante a noite.

No entanto, a exaustão se torna um problema quando ela afeta a capacidade de manter uma vida saudável. De acordo com o NHS, a razão disso estar acontecendo pode ser física, psicológica ou mesmo influenciada pelo estilo de vida.

Vale ressaltar que, embora os motivos listados abaixo possam estar relacionados à exaustão de um modo geral, é importante investigar a causa junto a um profissional de saúde.

Estresse

O estresse pode causar sintomas físicos e psicológicos, como a dificuldade de se concentrar e problemas do sono que podem levar a um cansaço diurno.

Embora esteja associado muitas vezes a momentos negativos, eventos considerados positivos, como o nascimento de um filho, também podem causar estresse em algum nível.

Anemia por deficiência de ferro

Por justamente envolver uma deficiência de ferro, necessário para a produção das hemoglobinas que transportam o oxigênio pelo organismo, a anemia ferropriva também pode causar cansaço e falta de energia.

Além da exaustão, outros sintomas comuns da anemia são a dor de cabeça e a tontura, mas que também podem indicar outras doenças.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição de saúde que afeta o funcionamento da tireoide, uma glândula localizada no pescoço. O problema é caracterizado pela queda na produção dos hormônios T3, a triiodotironina, e T4, a tiroxina.

Por conta disso, alguns dos principais sintomas associados ao hipotireoidismo são a desaceleração dos batimentos cardíacos, o cansaço intenso e a depressão.

Roncos

Que o ronco é um inimigo conhecido do sono, não é bem uma novidade, mas o problema pode evoluir para um distúrbio do sono conhecido como apneia.

A apneia afeta o sono de diversas maneiras, especialmente durante o sono, como a interrupção da respiração e roncos extremamente ruidosos. No entanto, durante o dia o problema pode se refletir no cansaço extremo e na dificuldade de concentração.

Uso de cafeína

Conhecida há muito tempo, a cafeína pode ser encontrada no café, no chá preto e em alguns refrigerantes, energéticos e medicamentos.

No entanto, por ser um estimulante, o seu uso pode afetar diretamente o sono e provocar, durante o dia, a sensação de exaustão. O ideal seria eliminar a cafeína da dieta ou tentar as versões descafeinadas de alguns produtos.

Comentários