
Para muitas mulheres, o período menstrual vem acompanhado de dores moderadas na região do ventre: as chamadas cólicas menstruais.
Embora o consumo de "alimentos de conforto" seja comum nesta fase do ciclo, alguns hábitos na alimentação podem de fato aliviar as cólicas menstruais para além do lado emocional.
É o que aponta uma revisão de estudos da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, que recomenda o aumento na ingestão de alimentos anti-inflamatórios para diminuir a dor das cólicas.
Isso porque durante o período menstrual ocorre um aumento da inflamação no corpo devido a uma série de mudanças hormonais.
5 hábitos alimentares que aliviam as cólicas menstruais
Confira, abaixo, 5 hábitos alimentares que aliviam as dores segundo as novas diretrizes da Sociedade Norte-Americana de Menopausa.
1. Consuma vegetais
Os vegetais, em especial as de coloração verde escura como o brócolis e o espinafre, são conhecidos pelos seus benefícios, como o combate aos radicais livres no organismo.
Portanto, entre as mulheres, uma dieta rica em vegetais pode acabar diminuindo o consumo de analgésicos para aliviar as dores.
2. Evite bebidas alcoólicas
Apesar de ser associado por algumas pessoas a uma sensação de relaxamento, o álcool pode piorar alguns sintomas durante a menstruação, como enxaquecas e o inchaço na região do abdômen.
3. Evite a cafeína
Embora seja parte do cotidiano de muitas pessoas, a cafeína deve ser evitada durante os períodos pré-menstrual e menstrual, apontam especialistas.
Isso porque a cafeína faz com que os vasos sanguíneos contraiam ainda mais do que o próprio organismo já estimula durante o período, aumentando as dores.
4. Consuma peixes de águas frias
O ômega-3 presente em boa parte dos peixes de águas frias, como o salmão e o atum, pode ajudar a aliviar as dores provocadas pelo período menstrual pela sua ação anti-inflamatória.
5. Coma banana
Por fim, mas não menos importante, a banana é um dos alimentos recomendados para aliviar as cólicas menstruais por ser rica em fibras, melhorando a rotina intestinal e aliviando o inchaço na região.
Além disso, a banana também possui uma presença abundante de magnésio, que beneficia as ligações neuromusculares.
Com informações do Metrópoles.
Comentários