Saúde

Cólicas menstruais: veja 5 hábitos na alimentação que aliviam as dores

Alimentos anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar as dores durante o período menstrual; saiba quais

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 15/10/2022 às 17:56
Notícia
Goncalo Costa / Freepik
Apesar de comuns, cólicas menstruais podem ser sinal de alerta para doenças no sistema reprodutivo quando muito fortes - FOTO: Goncalo Costa / Freepik

Para muitas mulheres, o período menstrual vem acompanhado de dores moderadas na região do ventre: as chamadas cólicas menstruais.

Embora o consumo de "alimentos de conforto" seja comum nesta fase do ciclo, alguns hábitos na alimentação podem de fato aliviar as cólicas menstruais para além do lado emocional.

É o que aponta uma revisão de estudos da Sociedade Norte-Americana de Menopausa, que recomenda o aumento na ingestão de alimentos anti-inflamatórios para diminuir a dor das cólicas.

Isso porque durante o período menstrual ocorre um aumento da inflamação no corpo devido a uma série de mudanças hormonais.

5 hábitos alimentares que aliviam as cólicas menstruais

Confira, abaixo, 5 hábitos alimentares que aliviam as dores segundo as novas diretrizes da Sociedade Norte-Americana de Menopausa.

1. Consuma vegetais

Os vegetais, em especial as de coloração verde escura como o brócolis e o espinafre, são conhecidos pelos seus benefícios, como o combate aos radicais livres no organismo.

Portanto, entre as mulheres, uma dieta rica em vegetais pode acabar diminuindo o consumo de analgésicos para aliviar as dores.

2. Evite bebidas alcoólicas

Apesar de ser associado por algumas pessoas a uma sensação de relaxamento, o álcool pode piorar alguns sintomas durante a menstruação, como enxaquecas e o inchaço na região do abdômen.

3. Evite a cafeína

Embora seja parte do cotidiano de muitas pessoas, a cafeína deve ser evitada durante os períodos pré-menstrual e menstrual, apontam especialistas.

Isso porque a cafeína faz com que os vasos sanguíneos contraiam ainda mais do que o próprio organismo já estimula durante o período, aumentando as dores.

4. Consuma peixes de águas frias

O ômega-3 presente em boa parte dos peixes de águas frias, como o salmão e o atum, pode ajudar a aliviar as dores provocadas pelo período menstrual pela sua ação anti-inflamatória.

5. Coma banana

Por fim, mas não menos importante, a banana é um dos alimentos recomendados para aliviar as cólicas menstruais por ser rica em fibras, melhorando a rotina intestinal e aliviando o inchaço na região.

Além disso, a banana também possui uma presença abundante de magnésio, que beneficia as ligações neuromusculares.

Com informações do Metrópoles.

Comentários