PAPA EMÉRITO BENTO 16 MORRE: entenda o motivo da renúncia do papa que surpreendeu os católicos

Entenda o motivo do Papa Bento XVI ter renunciado ao cargo mais importante da Igreja Católica.
Amanda Marques
Publicado em 31/12/2022 às 7:36
Papa Bento XVI estava com a saúde fragilizada e morreu neste sábado (31) Foto: AFP


Hoje o mundo se despede do Papa emérito Bento XVI, após o Vaticano anunciar que o teólogo morreu aos 95 anos neste sábado (31).

O Joseph Ratzinger marcou a história da Igreja Católica ao ser o primeiro Papa da história a renunciar por desânimo ao governar, ou seja, renunciou de forma consciente e voluntária.

Por que o Papa Bento XVI renunciou? Entenda

Em 2013, quando tinha 85 anos, o católico disse que o motivo para deixar o cargo de Papa era a falta vigor, desde o corpo até o ânimo.

No mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor, seja do corpo, seja do ânimo, vigor que, nos últimos meses, em mim diminuiu, de modo tal a ter que reconhecer minha incapacidade de administrar bem o ministério a mim confiado.”, afirmou o Papa Bento XVI, de acordo com o G1.

É importante lembrar que o teólogo teve uma carreira conturbada no Vaticano, uma vez que foi marcada por uma linha conservadora nas questões morais e o seu pontificado marcado por polêmicas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano.

Morre Papa Bento XVI aos 95 anos

Após 9 anos da sua renúncia, o Papa emérito Bento XVI enfrentava um estado de saúde debilitado em que o Vaticano atualizava os seguidores católicos sobre a sua condição. 

Nos últimos dias, a instituição informou que uma piora repentina no estado do Papa, mas que estava "sob controle". Contudo, o Vaticano informou a morte do católico neste sábado (31). 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory