BOLSA FAMÍLIA BLOQUEADO? pronunciamento de SIMONE TEBET sobre AUXÍLIO BRASIL 2023 revela mudança no sistema

Informações falsas circularam na internet envolvendo falas da ministra
Vitória Floro
Publicado em 01/02/2023 às 10:35
Pronunciamento de Simone Tebet sobre Bolsa Família causou confusão entre os beneficiários Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL


Beneficiários do Bolsa Família tiveram uma surpresa ao receber uma mensagem repassada em diversos grupos de WhatsApp durante a última semana de janeiro.

As publicações distorcem uma fala da ministra do Planejamento, Simone Tebet, sugerindo que haverá um suposto bloqueio generalizado no o Bolsa Família por 60 dias.

Nas redes sociais, os usuários recebiam a seguinte mensagem:

“Urgente! Simone Tebet diz que a partir de fevereiro vai cortar o Bolsa Família por 60 dias“, diz o texto compartilhado no Instagram. Para chamar atenção, ele vem acompanhado de uma foto da ministra ao lado do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), e com o cartão do programa cortado.

Em redes sociais como o Facebook, uma mensagem parecida também compartilha a mesma informação falsa:

No Facebook, outra rede social, a mensagem é parecida e informa: “Simone Tebet diz que a partir de fevereiro vai bloquear o bolsa família por 60 dias / Faz o L“. O texto também acompanhava a mesma imagem da rede vizinha.

O que disse Simone Tebet sobre o Bolsa Família 2023?

A fala que inspirou a informação falsa que circulou na internet foi retirada de uma entrevista da ministra ao jornal O Estado de S. Paulo no último dia 16.

Na conversa, Tebet destaca que pretende realizar um pente-fino no Cadastro único do Bolsa Família, especialmente devido ao aumento do número de famílias unipessoais (aquelas formadas por apenas uma pessoa) cadastradas.

Em apenas onze meses a categoria recebeu mais de 5 milhões de inscritos. Por isso, existem suspeitas que mais de um membro da mesma família tenham se inscrito de forma separada, para aumentar o valor recebido em uma mesma casa.

Assim, a ministra prevê o adiamento em 60 dias do bloqueio apenas dos cadastros irregulares.

"Nós adiamos por 60 dias o bloqueio porque ao bloquear todo mundo corre para fila da assistência social para pedir o desbloqueio. Vai ter de ser um bloqueio em 60 dias e não pode começar em janeiro", explicou Simone Tebet.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory