Se buscarmos informações sobre inovação corporativa, encontramos uma infinidade de conceitos, abordagens, discussões, notícias, artigos, livros, podcasts e “manuais de como fazer”.
Boa parte desses conteúdos possuem ótima qualidade e relevância e devem ser utilizados, dependendo de cada contexto. Mas, em excesso, eles acabam gerando o efeito contrário: Produzem ruídos que nos afastam dos princípios e da verdadeira essência da inovação a nível estratégico, que move verdadeiramente o ponteiro dos resultados nas organizações.
Por isso, é fundamental a capacidade de enxergar um tema complexo e dinâmico, como o da Inovação Corporativa, com clareza e simplicidade.
Hoje, gostaria de propor uma abordagem simples, clara e objetiva sobre Inovação Estratégica, utilizando três conceitos-chave, que se compreendidos e trabalhados de forma integrada e transversal, geram o impacto e os resultados tão buscados pelas corporações.
Três palavras, três fundamentos, três mundos complementares que permeiam qualquer desafio corporativo ligado à inovação.
Em cada um deles, adicionarei os principais temas relacionados, para que você possa compreender como uma estratégia de inovação deve abranger esses três pilares e integrá-los em uma estrutura inteligente.
A base de sustentação de qualquer estratégia. As pessoas são as viabilizadoras (e as sabotadoras) dos resultados.
Em relação ao contexto das pessoas em um sistema de inovação estratégica, temos:
O sistema pelo qual as organizações geram valor à sociedade. A linguagem dos negócios serve como bússola, o caminho rumo à sustentabilidade.
Em relação ao contexto dos negócios, em um sistema de inovação estratégica, listamos:
O meio, o elo, a inteligência que viabiliza o alcance de grandes resultados.
Em relação ao contexto da tecnologia em um sistema de inovação estratégica, podemos mencionar:
Pessoas utilizam a tecnologia como meio instrumental para direcionar o rumo dos negócios, tanto no nível estratégico, por meio de um modelo de negócios disruptivo e para promover uma gestão e governanças sustentáveis, quanto nos níveis táticos e operacional, trazendo eficiência, produtividade e inteligência.
Com clareza, objetividade e uma visão sistêmica apurada, é possível e necessária a integração desses três elementos-chave, que ajudam a promover a verdadeira transformação por meio da inovação estratégica, adaptados à realidade de cada organização.
Compreendendo que qualquer programa de inovação passa obrigatoriamente por esses princípios, o caminho fica de fato tangível.
A Inovação Estratégica precisa de clareza e simplicidade, que é a maior das sofisticações.
* Por Rafael Fernandes, Consultor de Inovação Sr. do Grupo JCPM, pai do Benício. Possui MBA em Transformação Digital e Futuro dos Negócios, pela PUC-RS.
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