
O prazo que proíbe a presença dos alunos na sala de aula termina nesta segunda-feira (31)
O prazo que proíbe a presença dos alunos na sala de aula termina nesta segunda-feira (31) - Foto: Reprodução/TV Jornal Interior
O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), Mário Fernando Lins, falou na última sexta-feira (29), que a volta às aulas presenciais é muito arriscada e perigosa. Na ocasião, o presidente também falou sobre o que está sendo feito para combater a síndrome inflamatória pediátrica associada ao coronavírus (covid-19).
"As crianças são assintomáticas, esse é grande problema. Então, se elas são assintomáticas, elas podem ter a doença e não apresentar nenhum sintoma. Não recomendaria voltar às aulas neste momento. É preocupante porque, inclusive, a população não tem ajudado muito", afirma Lins.
O Governo de Pernambuco ainda não divulgou a data para a retomada das aulas presenciais em escolas públicas e privadas. O prazo que proíbe a presença dos alunos na sala de aula termina nesta segunda-feira (31).
O secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio, falou que a volta às aulas presenciais no Estado não deve passar do mês de outubro. O pronunciamento aconteceu em um evento online sobre o ensino no Brasil, na segunda-feira (24). De acordo com ele, as aulas devem voltar para de evitar prejuízos emocionais, sociais e de aprendizado para crianças e adolescentes.
O protocolo do Governo de Pernambuco para o setor de Educação contempla regras, como o uso obrigatório de máscara por alunos, professores e funcionários, e distanciamento mínimo de 1,5 metro dos estudantes, em sala de aula.
Também há a suspensão de esportes coletivos e de eventos presenciais. Confira abaixo as determinações do Governo de Pernambuco para o setor da Educação:
A expectativa é grande, em relação às datas para reabertura dos estabelecimentos de ensino. A elaboração do protocolo foi coordenada pelo secretário de Educação de Pernambuco, Frederico Amâncio.
Antes de concluir o documento, ele ouviu diversos representantes da educação pública e particular, como sindicatos de donos de escolas privadas, secretários municipais de Educação, sindicato de faculdades particulares, reitores das universidades públicas, estudantes e sindicato docente.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Em Pernambuco, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva
Adultos de 20 a 49 anos devem se vacinar mesmo que já tenham recebido a dose tríplice viral
Ao todo, seis pessoas foram presas em flagrantes. Dessas, três foram no Recife e três em Caruaru