Coronavírus

Coronavírus: 80% dos leitos de UTI para o combate estão ocupados

Atualmente, Pernambuco conta com 328 vagas de UTI para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, cujos casos também são considerados como suspeitos de coronavírus

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 08/04/2020 às 15:38
LEO MOTTA/JC IMAGEM
FOTO: LEO MOTTA/JC IMAGEM
Leitura:

A taxa de ocupação dos leitos está crescendo nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) destinadas a pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (srag), cujos casos também são considerados como suspeitos da infecção pelo novo coronavírus, além de outras doenças respiratórias.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, atualmente, Pernambuco conta com 328 leitos para esses quadros, sendo 118 de unidade de terapia intensiva (UTI) e 210 vagas de enfermaria. “Hoje a taxa de ocupação de UTI está em 80%; a de enfermaria, 43%. São leitos em que há casos de srag suspeitos e confirmados de covid-19, como também casos de srag causados por influenza e outras doenças. Todos são tratados como srag até se completar o diagnóstico”, disse André Longo.

Atualmente, as 328 vagas de UTI e de enfermaria para covid-19 estão distribuídas em várias unidades hospitalares da capital pernambucana e do interior. No Recife, são 148 vagas de UTI para SRAG (suspeito de covid-19 ou confirmado), com 61% de taxa de ocupação.

Recorde

O Estado, nessa terça-feira (7), alcançou um recorde de alta diária dos novos registros de doentes: foram 129 casos com diagnóstico confirmado ao longo de 24 horas, alcançado um total de 352 confirmações do novo coronavírus. Caso sigamos o mesmo caminho dos Estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e Ceará) que já estão na iminência de entrar na fase de espiral de casos, certamente os números diários baterão o recorde do dia anterior.

+VÍDEOS