Saúde

H3N2: Especialista fala sobre SINTOMAS E CUIDADOS com a NOVA GRIPE; saiba mais

O médico explica que os sintomas da H3N2 são muitos parecidos com os das demais gripes

Imagem do autor
Cadastrado por

Catêrine Costa

Publicado em 21/12/2021 às 16:05 | Atualizado em 29/08/2023 às 12:20
Notícia
X

A Secretária de Saúde de Pernambuco (SES-PE), divulgou na última segunda-feira (20), que o Estado registrou o primeiro óbito causado pelo vírus influenza A H3N2.

Conforme o secretário de saúde, André Longo, já foram confirmados 43 casos positivos para a influenza H3N2, em que 42 foram notificados laboratorialmente e um por critério clínico epidemiológico.

Para tiras dúvidas e orientar a população da melhor, a TV Jornal entrevistou o infectologista Felipe Prohaska. 

Os sintomas da H3N2

O médico explica que os sintomas são muitos parecidos com os das demais gripes. Congestão nasal, febre e dor no corpo. 

"A gripe ela é variável, têm pessoas que sintomas mais intensos do que outros. Mas o que chama atenção na influenza é que esses sintomas se intensificam muito nas primeiras 48h", esclareceu. 

Cuidados com a nova Gripe

Os cuidados são os mesmos que costumam ser colocados em prática com qualquer vírus. O especialista saliente a importância do uso de máscaras, higienização das mãos, do ambiente e o distanciamento social.

Quando procurar um médico?

O infectologista também orienta sobre o momento correto de procurar um hospital.

"Você tem que ter cuidado de procurar um serviço de saúde no momento  quando você começa a sentir a fala entre cortada, quando nota que está respirando muito rápido ou sente falta de ar".

Felipe também ressalta que gestantes, idosos e crianças são os principais grupos de riscos da doença. 

Aceleração da doença

Conforme o médico, neste mês de dezembro é notável a aceleração da doença em diversas cidades do país. No Rio de Janeiro, onde aparentemente iniciou o surto, esse mês a influenza matou mais pessoas que a Covid-19.

Teste para detectar a Influenza

O médico explica que o teste para detectar a influenza A H3N2 é muito parecido com da Covid-19. 

"É o mesmo teste nasal, porém não é na mesma solicitação que você consegue. Para realização do teste é necessário fazer especificamente por influenza A H3N2". 

A vacina da gripe previne essa variante?

O infectologista explica que essa mutação não está inclusa nas vacinas anteriores. "A sepa que era aplicada a vacina H3N2, era a  Hong Gong e o que está circulando no Brasil atualmente é a sepa Darwin", explicou. 

Período de contaminação

"A partir do dia se sintomas a pessoa já pode transmitir. E geralmente a transmissão é por sete dias, ao contrário da Covid019 que é por 10 dias", esclareceu. 

Tags