Crianças enfrentam dificuldades para aprender a ler e escrever em PE

TV Jornal
Publicado em 05/02/2018 às 11:00


-Reprodução/TV Jornal

Um balanço realizado pela Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) constatou que 17 municípios da Zona da Mata Norte de Pernambuco registraram índices insatisfatórios, quando o assunto é educação. Entre as cidades avaliadas, Carpina, Itambé e Goiana, que recentemente passou a integrar a Região Metropolitana do Recife.

Na cidade de Carpina, a 57 quilômetros do Recife, as 27 escolas da rede municipal encontram-se com graves problemas de infraestrutura. Dados da pesquisa mostram que 73,87% dos alunos não conseguem ler com fluência e 52,22% não escrevem corretamente.

Em Goiana, no Grande Recife, mesmo com a instalação do polo automotivo da Jeep, a qualidade da educação ainda está longe do satisfatório. Segundo o balanço, 85,64% das crianças têm problemas de leitura e 70,64% apresentam dificuldades na escrita.

De acordo com o gestor do polo automotivo, Glauber Fullana, o projeto Rota do Saber, lançado pela empresa, promete ajudar no desenvolvimento das crianças e jovens. “Todas as cidades próximas daqui precisam ter um desenvolvimento do mesmo jeito que o nosso polo. Se a gente ajudar a desenvolver as crianças, no futuro teremos profissionais e uma comunidade mais qualificada”, contou.

Seminário

Ocorre nesta segunda-feira (5), o terceiro seminário para discutir a educação pública brasileira. Será em Goiana, município mais novo a integrar a Região Metropolitana do Recife, mas que até o mês passado era da Zona da Mata. Vai reunir prefeitos, secretários municipais de Educação, professores e empresários. Acontecerá no Teatro Sesc Ler, a partir das 8h.

A primeira palestra será do presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Marcos Magalhães. A entidade desenvolve o projeto Rota do Saber, implantado pela Jeep. O programa foca no fortalecimento da educação pública e gratuita na área de influência do Polo Automotivo Jeep. Atende 183 escolas, 1,1 mil educadores e impacta diretamente a vida de 30 mil alunos de seis cidades (Goiana, Igarassu, Paulista e Itambé, em Pernambuco, e Alhandra e Caaporã, na Paraíba).

Também vão palestrar o gestor do polo automotivo da Jeep, Glauber Fullana, e o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anísio Brasileiro. Caberá ao ministro Mendonça Filho encerrar as palestras. Em seguida haverá um debate, mediado pelo jornalista do SJCC, Igor Maciel.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes JC

O seu conteúdo grátis acabou

Já é assinante?

Dúvidas? Fale Conosco

Ver condições

Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory