Desastre Ambiental

Mancha de óleo encontrada na Bahia é do tamanho do Recife, diz professor de matemática

O óleo também equivale a 28 mil estádios de futebol como o Maracanã, no Rio de Janeiro

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 30/10/2019 às 16:35
Foto: Divulgação/Reprodução
FOTO: Foto: Divulgação/Reprodução

As manchas de óleo que foram descobertas no sul da Bahia por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem tamanho equivalente a 28 mil estádios de futebol como o Maracanã, localizado no Rio de Janeiro. Além disso, a mancha tem tamanho equivalente ao da cidade do Recife, que possui cerca de 218 quilômetros quadrados. Mesmo com a revelação dos pesquisadores gerada por satélite, o Ibama negou que a mancha é composta pelo poluente.

>>> Pesquisadores localizam mancha de óleo de 200 km² próxima à Bahia <<<

Segundo o professor de matemática Gustavo Duarte, as cidades de Recife (PE) e João Pessoa (PB) têm medida próxima à suposta mancha de óleo detectada. “Esse valor é parecido com a área de Recife (218 km²) e de João Pessoa (211 km²)”, explicou o educador. Em relação a campos de futebol, que geralmente têm 100 metros de comprimento por 70 de largura, a área é de 7 mil metros quadrados. “Isso representa 28.500 campos de futebol”, disse Gustavo.

Ibama

De acordo com analistas do Ibama, a mancha não possui padrões texturais e técnicos apropriados do poluente. “Não é plausível associar tal feição suspeita registrada na imagem de radar do Satélite Sennel como feição com caracteres de derramamento oleoso, pois suas características texturais e multiespectrais, mais ainda e principalmente as condições meteorológicas locais, apontam para a ocorrência de uma célula meteorológica de alta intensidade”, diz a nota técnica.

Leia mais no JC Online