Covid-19

Após decreto, por causa do coronavírus, saiba o que pode funcionar no comércio de Pernambuco

As medidas foram adotadas com o objetivo de combater o coronavírus

Suzyanne Freitas
Suzyanne Freitas
Publicado em 23/03/2020 às 18:25
Felipe Ribeiro / Jc Imagens
FOTO: Felipe Ribeiro / Jc Imagens

Devido as medidas adotadas pelo Governo de Pernambuco, com o objetivo de conter o avanço da Covid-19 no Estado, muitos consumidores ainda estão sem saber o que pode ou não funcionar no comércio. Diante dessa situação, veja a lista dos estabelecimentos abertos e fechados durante a pandemia do coronavírus.

>>>Coronavírus: Governo de Pernambuco proíbe aglomeração com mais de 10 pessoas e contrata 4.729 profissionais de saúde<<<

>>>Bolsonaro revoga artigo que permitia suspensão de contrato de trabalho por 4 meses<<<

Funcionam

Os supermercados, padarias, mercados, lojas de conveniência e açougues funcionam normalmente. Não pode ter self service, caso o serviço seja oferecido. Feiras livre e vendas avulsas de frutas e verduras também podem ocorrer, mas com a mesma lógica de não ter consumo no local. Comércio nas praias está suspenso.

O decreto, assinado pelo governador, permite ainda a abertura de lojas de defensivos e insumos agrícolas; farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares e lojas de produtos de higiene e limpeza.

Sem restrições

Também continuam sem restrição postos de gasolina, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás e demais combustíveis.

Em relação a lojas que prestam serviços, o governo estadual liberou a abertura de clínicas, hospitais, laboratórios e consultórios médicos. Também unidades que prestem serviços de abastecimento de água, gás, energia, telefonia e internet.

O decreto autoriza ainda o funcionamento de lavandeiras, casas lotéricas, bancos,clínicas e hospitais veterinários e hotéis e pousadas.

Fiscalização

A Polícia Militar pode ser acionada pela população, através do número 190, para fiscalizar locais que estejam funcionando sem cumprir o decreto. O órgão atua em conjunto com as guardas municipais e diretorias de controle urbano das prefeituras.

Banho de mar

O banho de mar não está proibido, assim como idas a parques e praças. Mas a recomendação de médicos e especialistas é evitar sair de casa.

Coronavírus em PE

Em boletim divulgado nesta segunda-feira (22), para atualizar os números da Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou que os casos confirmados de coronavírus em Pernambuco subiu de 37 para 42, nas últimas 24 horas, e revelou as confirmações são na Região Metropolitana, no Agreste e também Sertão de Pernambuco, sendo o caso no município de Petrolina.

Além do município banhado pelo Rio São Francisco, com uma confirmação, a SES-PE registrou 30 casos no Recife, 3 em Jaboatão do Guararapes, 2 em Olinda e um em Caruaru e em Belo Jardim.