
Após a confirmação a primeira morte decorrente do novo coronavírus em Pernambuco, nesta quarta-feira (25), o secretário estadual de saúde de Pernambuco, André Longo, alertou a população sobre a gravidade da Covid-19. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados quatro novos casos, nas últimas 24h, e o número subiu para 46 confirmações, distribuídas por seis municípios do Estado, além de ocorrência em pacientes de outro Estado (1) e países (3).
>>>''Brasil está sem comando", critica Paulo Câmara após pronunciamento de Jair Bolsonaro<<<
- Coronavírus: saiba quais os bairros do Recife possuem maior índice de isolamento
- Pernambuco registra primeira morte por coronavírus e quatro novos casos
- ''Brasil está sem comando", critica Paulo Câmara após pronunciamento de Jair Bolsonaro
- Aneel suspende por 90 dias cortes no fornecimento de energia elétrica
- Coronavírus: HCP e Detran lançam campanhas para arrecadar doações
- Confira as alterações das loterias da Caixa por causa do coronavírus
"Este óbito só reforça o que estamos dizendo diariamente: fiquem em casa e sigam as orientações das autoridades sanitárias e especialistas que têm tratado esta questão com a importância e responsabilidade que ela merece. Acreditem na gravidade da situação e sigam as orientações do Governo do Estado. Cada um de nós tem a opção de escolher ser um agente de proteção, ou de transmissão. Ficar em casa, neste momento, significa salvar vidas. O momento exige consciência e responsabilidade de todos”, afirma.
Orientações
O secretário também pediu para que a sociedade continue seguindo as orientações do Governo de Estado.
Primeira morte em PE
A vítima é um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. De acordo com a SES-PE, ele apresentou os primeiros sintomas no dia 18 de março e ficou internado até a última sexta-feira (20).
Como prevenir o coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização.
- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes.
- Ficar em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
- Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.