Polícia

'Temos tempo. Não precisa atropelar': Governador de Goiás diz que buscas por Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, podem levar 1 mês

Após 11 dias de buscas, Lázaro Barbosa, conhecido como o "serial killer de Brasília", ainda não foi capturado. "Eu pedi o máximo de cautela", diz governador de Goiás

Karina Costa Albuquerque
Karina Costa Albuquerque
Publicado em 19/06/2021 às 15:01 | Atualizado em 26/06/2022 às 15:35
Divulgação/PMDF
FOTO: Divulgação/PMDF

Após 11 dias de buscas, Lázaro Barbosa, suspeito do assassinato de uma família em Ceilândia, no Distrito Federal, ainda não foi capturado. Conhecido como "serial killer de Brasília", ele é procurado em Goiás, por uma operação de mais de 200 policiais, mas a equipe tem tido dificuldade para conseguir capturá-lo.

>> 11º dia de buscas e o cerco se fecha: entenda por que secretário de Goiás espera que Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, seja capturado até este sábado (19)

O secretário de Segurança Pública de Goiás (GO), Rodney Miranda, espera que Lázaro Barbosa, conhecido como "serial killer de Brasília", seja capturado até este sábado (19). O homem, de 32 anos, é um dos mais procurados do Brasil, atualmente."Cada dia, a gente conhece mais ele.

Cada dia, a gente conhece mais o terreno. Cada dia, a nossa tropa está mais preparada", disse o secretário.

Governador de Goiás

Apesar disso, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), declarou, no mesmo dia, que as buscas podem durar até um mês.

"Eu pedi o máximo de cautela. Temos tempo. Não precisa atropelar [...] Ele está cercado, dentro da circunscrição e não vai escapar de ser capturado. Pode ter 10, 20, 30 dias", disse o governador.

Para o governador, "qualquer coisa que aconteça, vindo do sujeito, é muito explicável. Ele é assassino. Tudo depende de como é que ele vai se comportar, se vai reagir, ter processo de ansiedade, enfrentar ou continuar. Ele tem a característica do habitat. Ele sabe onde está pisando".

Fake news

A Secretaria de Segurança de Goiás também aponta dificuldades de apuração do caso, pelo excesso de fake news. Os agentes têm recebido falsas informações sobre o suspeito, o que, segundo Miranda, tira tempo das investigações.

"É um problema sim. Não só essa fake news [de que Lázaro estaria em um cemitério], como outra de que ele já havia sido baleado, que já estava morto. Tudo isso atrapalha, porque não só a nossa Inteligência, como as unidades de operação, tem que checar. Às vezes a gente deixa de atender mais rapidamente uma informação procedente, para atender uma que não tem relevância", disse, na última 5ª feira.

>> É falso vídeo que circula no WhatsApp mostrando suposta captura de Lázaro Barbosa, o serial killer de Brasília 

Mais perto de capturá-lo

Com o cerco policial se fechando, a tendência é que Lázaro sofra mais estresse, aponta Cássio Thyone, perito criminal aposentado da Polícia Civil do Distrito Federal e membro do conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

"Ele precisa dormir, se alimentar, vencer o próprio estresse psicológico. Tempo é o fator que favorece quem está tentando encontrar a pessoa e não quem está tentando fugir", complementa. 

>> Por que Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, ainda não foi capturado? 

Os crimes

Lázaro é acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia no último dia 9 de junho. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.

O foragido também é apontado como responsável pelo sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. O corpo dela foi encontrado no dia 12 à beira de um córrego, próximo da casa onde a família morava. Na terça-feira (15), ele fez uma família refém em uma chácara e atirou em um policial, que foi atingido de raspão.

Lázaro também é investigado pela morte de um caseiro em Girassol, no dia 5 de junho, quatro dias antes do assassinato da família. 

>> ''Serial killer de Brasília'' foi avistado duas vezes, trocou tiros com a polícia e pode estar ferido, diz secretário

>> Polícia acha carta dentro de esconderijo de Lázaro Barbosa, o serial killer de Brasília; leia o documento

>> Lázaro Barbosa: Polícia encontra vela com nome do 'Serial Killer de Brasília' e rã desossada; veja imagens

>> 'Não tenho onde socar mais meu rosto de vergonha', diz pai de Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília 

Desabafo do pai

O aposentado afirmou que está "envergonhado" com os delitos que o filho cometeu. "Dizem que é filho meu, registrei, mas a própria mãe falava que ele não é filho meu. Nem ele, nem o outro, que eram dois", disse o pai de Lázaro.

O homem disse que se casou muito jovem com a mulher, na Bahia, e que ela "pegou o menino para criar" e que ele "era bandido". O casal se separou quando Lázaro ainda era criança.

"'Tá' uma revolução no país praticamente inteiro e eu não tenho onde 'socar' mais o meu rosto de vergonha. Cada crime que ele pratica é uma facada no meu coração!", afirmou o aposentado, que vive em Cocalzinho de Goiás. 

>> Terror: Moradores da região onde foi feito cerco a Lázaro Barbosa, serial killer de Brasília, relatam cotidiano de medo

>> Serial killer de Brasília pode estar ferido; veja como está o 10º dia de buscas por Lázaro Barbosa

>> Rituais e 'Satan': veja o que foi encontrado pela polícia na casa do serial killer de Brasília, Lázaro Barbosa

>> Linha do tempo do serial killer de Brasília: confira o que Lázaro Barbosa fez nesses 9 dias fugindo da polícia 

Quem é Lázaro Barbosa?

O homem mais procurado do Distrito Federal, atualmente, é o baiano Lázaro Barbosa Sousa, de 32 anos, nasceu no município de Barra do Mendes, na Bahia, a 500 km de Salvador. O suspeito é casado e tem dois filhos. Criado na mata, no passado, ele já ficou foragido da polícia da Bahia por 15 dias.

Em Barra do Mendes, ele cometeu ao menos dois assassinatos, depois mudou de estado para dar sequência a sua empreitada criminosa. 

>> Serial killer de Brasília: força nacional no caso, relato de refém e esposa quer ajudar a encontrar marido. Saiba o resumo do nono dia de buscas

>> Caso Lázaro Barbosa: Polícia e troca tiros e realiza cerco na busca por 'Serial killer de Brasília'

>> Companheira de Lázaro Barbosa fala sobre rituais macabros, vontade de largar o crime e fé do 'Serial Killer de Brasília'

>> Esposa de Lázaro Barbosa concede entrevista e dá detalhes sobre personalidade do 'Serial Killer de Brasília' 

Lázaro Barbosa é serial killer?

Oficialmente, a polícia do Distrito Federal não trata Lázaro Barbosa de Sousa como um "serial killer". Ele é suspeito de assassinar quatro pessoas de uma mesma família, na semana passada, e está fugindo dos policiais, desde então. Na fuga, ele já trocou tiros e fez reféns.

O termo "serial killer" para tratar este caso foi adotado por usuários das redes sociais, tecnicamente, de forma errada. 

Confira a cobertura sobre o caso