Tributos

IMPOSTO DE RENDA 2022: Qual é o prazo para declarar?

Com o prazo para a declaração do Imposto de Renda se aproximando, é importante se atentar às datas para evitar o atraso e o pagamento de multas

Fernanda Cysneiros
Fernanda Cysneiros
Publicado em 17/02/2022 às 10:01
Notícia
Agência Brasil
As expectativas continuam grandes por parte dos beneficiários do Bolsa Família que desejam aderir à modalidade de empréstimo consignado do Auxílio Brasil. - FOTO: Agência Brasil

O Imposto de Renda (IR) é um tributo cobrado anualmente pela Receita Federal sobre os rendimentos e demais ganhos dos contribuintes. 

Contudo, nem todos os cidadãos precisam fazer a declaração. É preciso verificar se você faz parte dos grupos obrigatórios

O valor cobrado é proporcional à renda dos contribuintes, ou seja, quem recebe mais deve pagar mais ao governo. 

Os rendimentos tributáveis, como aluguel, investimentos e salário, são descontados para o pagamento do Imposto de Renda. 

Por outro lado, os chamados rendimentos isentos ou não tributáveis, como as heranças ou bolsas de estudo, devem aparecer na declaração, porém não haverá desconto sobre tais valores. 

Qual é o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2022?

 

Em 2020 e 2021, o prazo da declaração do Imposto de Renda foi ampliado em virtude da pandemia de Covid-19. Todavia, a temporada da declaração do Imposto de Renda geralmente acontece entre os meses de março e abril.

Em 2022, a data limite para a declaração do Imposto de Renda foi instituída para o dia 30 de abril. Portanto, é hora de separar os documentos para evitar o atraso e o pagamento de multas. 

Vale ressaltar que o calendário oficial ainda será divulgado pela Receita Federal nas próximas semanas.

 

Comentários