PREVIDÊNCIA

INSS 2022: como conseguir o Extrato de Contribuições para o Imposto de Renda? Para que serve o Extrato do INSS?

O Extrato de Contribuições do INSS serve como comprovação dos vínculos empregatícios

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 21/02/2022 às 19:05
Notícia
Divulgação
O "Meu INSS" é um aplicativo criado pela Previdência Social para acessar os benefícios previdenciários e assistenciais destinados aos trabalhadores, que cumprem os requisitos da lei. - FOTO: Divulgação

É normal que com a proximidade do período de declaração do Imposto de Renda o contribuinte já procure separar os documentos necessários para se manter quite com a Receita Federal.

Entre esses documentos está justamente o Extrato de Contribuições do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Abaixo, confira como conseguir o extrato e para que serve.

Para que serve o Extrato de Contribuições?

O Extrato do INSS é o mesmo que o Extrato CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e serve como comprovação dos vínculos empregatícios e histórico de trabalho do contribuinte.

Nele, o segurado do INSS consegue acompanhar dados relativos ao tempo de contribuição. Existe, no entanto, um extrato voltado especialmente ao Imposto de Renda que detalha os benefícios recebidos.

Como obter o Extrato do INSS para a declaração de Imposto de Renda?

O contribuinte que tiver recebido rendimentos tributáveis relativos à aposentadoria, reforma ou pensão acima da faixa de isenção (atualmente de até R$ 2.379,97 mensais) precisa declarar o Imposto de Renda em 2022.

Para isso, é necessário obter um extrato previdenciário voltado ao IR. Confira o passo a passo:

  • Faça login no aplicativo ou site Meu INSS com a conta Gov.br
  • Procure pela opção "Extrato de Imposto de Renda"
  • Preencha as informações relativas ao ano e clique em "Baixar PDF"

Os rendimentos recebidos do INSS devem ser declarados no Imposto de Renda como "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica".

Comentários