Alimentação e saúde

Colocar sal a mais na comida pronta pode encurtar vida em 2 anos, revela estudo

No estudo, pesquisadores perceberam que quem sempre adicionava sal aos alimentos prontos possuía um risco 28% maior de morrer prematuramente

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 27/07/2022 às 21:59
Notícia
Pixabay
Uso excessivo do sal pode futuramente causar complicações na saúde - FOTO: Pixabay

Não é de hoje que o saleiro é um item comum na mesa de muitas pessoas. O uso do sal é quase uma tradição quando se fala, por exemplo, de temperar as saladas e as batatas fritas

No entanto, algumas pessoas gostam também de colocar quantidades a mais de sal em quase tudo. Acontece que este hábito pode encurtar a vida de quem o prática.

Um novo estudo aponta que colocar sal a mais na comida pode reduzir o tempo de vida em um ano e meio de vida para as mulheres e em mais de dois anos no caso dos homens.

Os cientistas chegaram a esta conclusão se baseando em pesquisas envolvendo mais de 500 mil britânicos de meia-idade, que foram acompanhados durante nove anos.

Sal adicionado à comida já pronta pode reduzir expectativa de vida

Ao comparar os que nunca ou raramente adicionavam sal à comida pronta àqueles que sempre colocavam uma quantidade a mais do tempero nos alimentos, os pesquisadores perceberam que quem sempre salgava os alimentos possuía um risco 28% maior de morrer prematuramente.

Aos 50 anos, por exemplo, homens e mulheres que tinham este hábito na alimentação possuíam 2,3 e 1,5 anos a menos de expectativa de vida, respectivamente.

Vale destacar que o estudo não avalia o uso do sal durante a preparação das comidas, e sim com os alimentos já prontos. Inclusive, o sal adicionado à mesa compõe até 20% da ingestão de sódio nas populações ocidentais.

De acordo com o líder do estudo, o professor Lu Qi, da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, nos Estados Unidos, uma simples redução no consumo de sal já traz benefícios significativos.

"Mesmo uma redução modesta na ingestão de sódio, adicionando menos ou nenhum sal aos alimentos à mesa, provavelmente resultará em benefícios substanciais para a saúde, especialmente quando alcançado na população em geral", explicou.

Com informações da Superinteressante

Comentários