
Mau humor, desânimo, cansaço, perda de memória, dificuldade de concentração. São vários os efeitos imediatos da falta de sono na qualidade de vida geral.
A longo prazo, no entanto, noites mal dormidas podem gerar quadros como envelhecimento precoce e comprometer o sistema imunológico, aumentando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
Para manter a qualidade do sono, é essencial adotar hábitos saudáveis. Por exemplo, ter uma rotina e horário regular para dormir e evitar atividades na cama são algumas dessas práticas que ajudam a ter noites melhores.
Alimentos que melhoram a qualidade do sono
Realizar mudanças na alimentação também é uma maneira efetiva de melhorar a qualidade do sono. "O ideal é que as refeições sejam feitas bem antes de dormir, para que o efeito natural de cada comida seja efetivo no organismo", destaca a nutricionista Vitória Falcão.
Alface
Pesquisas científicas apontam a folha como uma redutora de inflamações e sinais de estresse provocados por distúrbios do sono. Além disso, a alface também não causa indigestão, que pode atrapalhar o descanso.
Chá de camomila
Por conta da presença de apigenina e outros flavonóides, a camomila é bastante indicada para acalmar e aliviar o estresse e a insônia. Para induzir o sono, o chá pode ser tomado perto da hora de dormir.
Feijão
A presença da vitamina B6, que já é associada a outros efeitos benéficos para a saúde mental, torna o feijão um grande aliado do sono. Isso porque a vitamina é associada à serotonina, precursora da melatonina, que é essencial para a qualidade do descanso.
Banana
A fruta é rica no aminoácido triptofano, essencial para a produção do hormônio do sono: a melatonina. Além disso, o triptofano também ajuda na produção da serotonina, o hormônio da felicidade.
O ideal é que as refeições sejam feitas bem antes de dormir.
Salmão
A combinação entre o ômega 3 e a vitamina D presentes no salmão, atum, cavalinha e truta aumenta a produção da serotonina, essencial para o sono.
Amêndoas
Assim como a banana, as amêndoas são fonte de triptofano. Elas também são ricas em magnésio, que auxilia no controle da pressão arterial e diminuição de inflamações que podem prejudicar o sono. Além disso, o magnésio também aumenta os níveis de melatonina no organismo.
* Com informações do Metrópoles
Comentários