Saúde

Quando o colesterol é considerado muito alto? Saiba quais são os níveis ideais

Veja quais são os valores considerados ideais para a presença de colesterol no sangue

Humberto Cassimiro
Humberto Cassimiro
Publicado em 19/09/2022 às 19:26
Notícia
Freepik
Os níveis de colesterol ruim, o LDL, normalmente estão associados à alimentação - FOTO: Freepik

O colesterol, por mais que seja visto como uma espécie de inimigo da saúde, é na realidade um componente importantíssimo para o organismo, presente em todas as membranas das células.

No entanto, é justamente por ser um composto gorduroso que o excesso da substância deve ser evitado. Para algumas pessoas, por exemplo, um nível elevado de colesterol no sangue pode ser fatal.

Maioria do colesterol é produzido pelo fígado

Cerca de 70% do colesterol presente no organismo é produzido no fígado, garantindo a eliminação do excesso de gorduras nos vasos sanguíneos. O restante é absorvido na alimentação

Isso significa que embora mudanças na alimentação possam alterar os níveis de colesterol no sangue, essa alteração é limitada, já que o composto é produzido no próprio corpo.

Quando o colesterol é considerado muito alto?

Os níveis ideais de colesterol no organismo variam de pessoa para pessoa, dependendo necessariamente do risco para doenças cardiovasculares como hipertensão, por exemplo.

Vale ressaltar que existem dois tipos de colesterol: o bom, chamado de HDL, e o ruim, chamado de LDL. Este último possui níveis ideais diferentes com base no grau de risco do paciente, segundo as diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

Valores ideais de colesterol total, HDL e triglicérides

De acordo com a SBC, os valores ideais de triglicérides, colesterol total e HDL não variam de acordo com o grau de risco do paciente.

  • Colesterol total: abaixo de 190 mg/dL
  • HDL: acima de 40 mg/dL
  • Triglicérides: abaixo de 150 mg/dL

Valores ideais de LDL

Os valores ideais do LDL, ou colesterol ruim, depende do grau de risco do paciente para doenças cardiovasculares. Confira abaixo.

  • Risco alto: abaixo de 70 mg/dL
  • Risco intermediário: abaixo de 100 mg/dL
  • Risco baixo: abaixo de 70 mg/dL

É importante lembrar que qualquer diagnóstico deve ser dado por um profissional de saúde. Os valores descritos nesta matéria são para fins informativos apenas, e não devem ser considerados para fins médicos.

Com informações do Portal Dráuzio Varella.

Comentários